Conferência

As Dimensões da Agroecologia: Ciência, Práticas Agrícolas e Movimento Social

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Cartaz do evento

As palestrantes irão focar as suas intervenções nas diferentes dimensões da agroecologia e a sua importância para a sustentabilidade do sistema alimentar:

• Ciência: Cristina Branquinho (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais)
  • Práticas Agrícolas: Anna Morera (Coordenadora da Área de Formação em Agricultura Orgânica e Regenerativa da ONG Deafal, Itália)
  • Movimento Social: Irene Cardoso (Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil e ex-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)) e Laura Tarrafa (Direção da Confederação Nacional de Agricultura - CNA)
  • Políticas Públicas: Bea Gascó (consultora em políticas agroambientais e rurais de Valência, Espanha) e Helena Freitas (Universidade de Coimbra; coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e Cátedra Unesco em Biodiversidade)
  • Moderação: Vera Moutinho (jornalista multimédia na área do jornalismo climático; colaboradora do Público).

A Conferência surge no âmbito da reunião de lançamento do projeto GrowLIFE: An integrated approach to promote sustainable food systems via behavioral changes cross-fostering all parties involved, que visa promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental, promovendo uma mudança sistemática de comportamento em produtores, consumidores e decisores políticos. É coordenado pela equipa da Caravana AgroEcológica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pela FCiências.ID e pelo Turismo de Portugal, tem a duração de cinco anos e é cofinanciado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) da União Europeia (Projeto 101074425 - LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE).

Geometry and Physics Seminar, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.