CEL Lab PhD Seminars

Metacognition and cognitive agency on-screen

Transmissão através de Videoconferência

Por Joëlle Proust (Institut Jean-Nicod, Ecole Normale Supérieure Paris).

Metacognition is the set of abilities for controlling and monitoring one’s own cognitive actions, such as trying to learn or to solve a problem. Many cognitive actions are now integrated to computerized environments. A large body of evidence shows that metacognition is selectively impaired in processing information on-screen, leading to poorer learning or cognitive performance (unless appropriate correcting measures are applied).  This evidence will be presented and discussed for its implications regarding artificial quasi-agentive programs.

Nota biográfica: Joëlle Proust is an emeritus CNRS Director of Research at Institut Jean-Nicod, Ecole Normale Supérieure, Paris. For the last twenty years, her research concentrated on metacognition: an ESF-EUROCORE project (2006-9) was devoted to the evolution of metacognition (Beran, Brand, Perner & Proust, The Foundations of Metacognition, 2012; Proust, The Philosophy of Metacognition: mental agency and self-awareness, 2013). An ERC project  (2011-2016), explored cultural diversity in children’s and adults’ metacognitive practices (Metacognitive Diversity, 2018). From 2018 onward, as a member of the French Scientific Council of National Education, she has conducted pedagogical research based on metacognition.


Transmissão via Zoom (pw: 848810).

16h00-18h00
Anna Ciaunica (CFCUL/GI2), Dimitris Bolis (CFCUL/GI2), Graziana Russo, Vidushi Pathak (CFCUL/GI2)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.