Little Bangs on LHC

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Helena Santos
LIP / FCUL

Abstract: Predictions from lattice QCD and evidence from Pb+Pb collisions data at  LHC Runs I and II, as well as in past experiments at SPS/CERN and RHIC/BNL, suggest that under extreme temperature and density matter undergoes to a phase transition from ordinary hadronic matter to a plasma of quarks and gluons, the QGP. Later this plasma expands and cools resulting in the recombination of quarks into hadrons that reach the detectors carrying the information of the deconfined phase. The QGP has occurred just after the Big Bang, even before anomalies such as matter and anti-matter imbalance and the observation that normal atoms account only for a small fraction of the mass and energy of the universe, have shown up.  The conditions to re-create the primordial universe are ensured by the Heavy Ion Program of LHC, which in Run I and Run II has been providing ultra-relativistic lead ion beams colliding at 2.76 and 5.02 TeV center of mass energy, respectively, as well as p+Pb collisions at 5.02 and 8.16 TeV. ATLAS is strongly committed with the Heavy Ion Program of the LHC. The multi-purpose detector, designed for proton-proton interactions, has shown an excellent performance in p+Pb and Pb+Pb collisions. Results on bulk phenomena, including charged particle measurements and collective flow, and on hard probes, including single muons, high transverse momentum hadrons and jets, will be presented.

Departamento de Física

Os oradores são alunos do Departamento de Matemática da FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Programa

José Ricardo Teixeira Rochaapresenta a tese "Tropical forest fragmentation: effects on the spatio-temporal dynamics of its bat communities".

Neste workshop o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

Nos dias 27 e 28 de abril de 2017 irá realizar-se a 8.ª edição da feira anual de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Jobshop Ciências 2017, com foco nas áreas profissionais de Tecnologias de Informação, Consultoria

Carlos Rocha
CAMGSD - Instituto Superior Técnico

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção.

A iniciativa, de entrada livre, conta com a participação de Henrique Cabral (FCUL/MARE).

O URKUND é uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis publicamente (ex.

Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.

Encontra-se aberto até 30 de abril o concurso para acesso ao programa de apoio ao empreendedorismo e inovação na área do Mar Programa MARE STARTUP, cujos termos e formulário de candidatura podem ser consultados

Objetivos:

A Universidade de Lisboa realiza a 3.ª Semana de Inovação de 3 a 9 de maio de 2017, onde terão lugar as Conferências Anuais das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Em 2016, mais de 1500 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Conferência internacional em honra de Maria Ivette Gomes (CEAUL, FCUL).

Objetivos:

Esta palestra procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) celebra em 2017 os seus 35 anos.

Ciências tem cerca de 250 laboratórios com produção diária de resíduos de diversas tipologias.

A two-week international training school on the multiple effects of atmospheric nitrogen in ecosystems.

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.