A Quadratura do Círculo: História, Pré-História e Construção da Projeção de Mercator (1569)

Anfiteatro 6.2.33, FCUL, Lisboa

Joaquim Alves Gaspar
CIUHCT – Universidade de Lisboa

A projeção de Mercator, proposta pelo matemático flamengo Gerard Mercator em 1569, é justamente considerada um marco de excepcional importância na história da cartografia e da navegação. Nela, as linhas de rumo constante seguidas pelos navios no mar (as loxodrómias) são representadas por segmentos de recta que fazem com os meridianos os mesmos ângulos que à superfície da Terra. Trata-se de uma propriedade de enorme relevância para a navegação marítima e, por essa razão, a projeção de Mercator é universalmente utilizada na cartografia náutica. No entanto, o cartógrafo não deixou qualquer explicação sobre o método que utilizou para a calcular e o assunto tem sido objecto de um longo e inconclusivo debate que se prolongou por mais de um século. Nesta palestra explica-se como dois investigadores do Departamento de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências, Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão, resolveram recentemente o problema. Através da uma análise geométrica do mapa-mundo de Mercator, complementada com o estudo de fontes históricas portuguesas e europeias, foi possível concluir que o método utilizado por Mercator tem a sua origem num objeto matemático introduzido em Portugal cerca de 1540 e discutido por Pedro Nunes: a tabela de rumos.

C-infinito - Clube de Matemática da FCUL

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

Por Pedro Miranda (FCUL).

A iniciativa pretende perpetuar a fluidez do conhecimento na comunidade da Faculdade de Ciências, bem como reter o interesse dos alunos nos eventos de divulgação científica.

Por Jafar Adibi (Talkdesk - Head of Data Science and AI).

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

Por Muhammad Ali Khan (FCUP).

Por Pedro Moura (CMAF-CIO, Ciências – ULisboa).

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

Por Alice Soares (Scientific Officer, Data Processing and Forecasting Systems, Weather and Disaster Risk Reduction Services Department, World Meteorological Organization).

A Jerónimo Martins estará presente na FCUL com o evento “Kick Start Your Morning, Kick Start Your Future”.

Apply now for activities assisting start-ups and SMEs.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Por Daniel Barlet (Inst. Élie Cartan, Lorraine).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Sessão dirigida aos alunos finalistas de qualquer ciclo de estudos da FCUL.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Por Paulo Amorim (Instituto de Matemática - Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As provas, requeridas por Filipe Medeiros Rosas, decorrem nos dias 08 e 09 de março de 2018.

A Comissão Europeia lançou recentemente uma série de consultas públicas, agregadas por áreas políticas, para a preparação do próximo orçamento europeu a longo prazo, pós-2020 (MFF).