A Quadratura do Círculo: História, Pré-História e Construção da Projeção de Mercator (1569)

Anfiteatro 6.2.33, FCUL, Lisboa

Joaquim Alves Gaspar
CIUHCT – Universidade de Lisboa

A projeção de Mercator, proposta pelo matemático flamengo Gerard Mercator em 1569, é justamente considerada um marco de excepcional importância na história da cartografia e da navegação. Nela, as linhas de rumo constante seguidas pelos navios no mar (as loxodrómias) são representadas por segmentos de recta que fazem com os meridianos os mesmos ângulos que à superfície da Terra. Trata-se de uma propriedade de enorme relevância para a navegação marítima e, por essa razão, a projeção de Mercator é universalmente utilizada na cartografia náutica. No entanto, o cartógrafo não deixou qualquer explicação sobre o método que utilizou para a calcular e o assunto tem sido objecto de um longo e inconclusivo debate que se prolongou por mais de um século. Nesta palestra explica-se como dois investigadores do Departamento de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências, Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão, resolveram recentemente o problema. Através da uma análise geométrica do mapa-mundo de Mercator, complementada com o estudo de fontes históricas portuguesas e europeias, foi possível concluir que o método utilizado por Mercator tem a sua origem num objeto matemático introduzido em Portugal cerca de 1540 e discutido por Pedro Nunes: a tabela de rumos.

C-infinito - Clube de Matemática da FCUL

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Por Pedro Machado (Investigador do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

A sessão contará com apresentações de Miguel Tavares da Silva (IST), Paulo Fernandes (IST), Mónica Oliveira (IST) e Vera Moniz-Pereira (FMH).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

Por Carla Nunes (Escola Nacional de Saúde Pública - UNL).

Por Simão Herdade (Yahoo, São Francisco, EUA).

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática – Universidade de Lisboa).

Por Walter Rocchia (Italian Institute of Technology, Italy).

The Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans) is a coordinating platform, established in 2011, open to all EU Member States and Associated Countries.

Por Daniele Cassani (Università degli Studi dell'Insubria and RISM).

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N

Tatiana Pedro Cordeiro Costa defende a dissertação "Development and optimization of lithium formate EPR dosimetry for proton radiation therapy".

Por Susana Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria).

Sessão de informação sobre oportunidades de financiamento e participação da comunidade de Ciências no âmbito das ERC - European Research Council Grants e das Ações COST.

Durante os 6 dias deste curso (28 e 29 de outubro; 4, 5, 11 e 12 de novembro), vai ter oportunidade de aprender a esboçar e a desenhar utilizando técnicas a preto e branco com tinta-da-china, grafite, bic, podendo incluir uma demonstração em scratchboard.

Por Francisco Lobo (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).