Sessão Horizonte Europa

A Universidade de Lisboa rumo à Saúde no Horizonte Europa

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título e logótipos das entidades organizadoras

A ULisboa e a Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) promovem uma sessão de esclarecimento para apresentação da estrutura de apoio do Cluster Saúde e das oportunidades de financiamento no âmbito do novo Programa Quadro da EU - Horizonte Europa 2021-2027, em diferentes áreas: desde a Medicina às Engenharias, das Ciências de Dados às Ciências Sociais, da Saúde Humana à Saúde Ambiental.

O webinar destina-se a toda a comunidade académica da Universidade de Lisboa.

Será apresentado por Filomena Carnide, co-coordenadora da redeSAÚDE e contará com o testemunho de José Alves Dinis, da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa, que fará a apresentação do processo e desafios da preparação dos projetos H2020 i-Prognosis e Protein.

O evento proporcionará uma apresentação e discussão das novas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte Europa, apresentação esta liderada por Patrícia Calado, Membro do Direção da AICIB,  Delegada Nacional e National Contact Point para a área da Saúde no Horizonte Europa.

A redeSAÚDE visa contribuir para o desenvolvimento da interface entre a Ciência e as Políticas Públicas, estimulando a ação colaborativa para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde e da participação em plataformas externas, nomeadamente no “Lisbon Living+” e “EIT Health”.

inscrição é gratuita, mas obrigatória e sujeita a validação em função dos limites de participação.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.