Symposium

A decade integrating biology (in) research and training

10 years of the Master in Evolutionary and Developmental Biology

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

The aim of this mini-symposium is to promote interactions among students, teachers and researchers. We will discuss current opportunities and challenges in Evolutionary and Developmental Biology research, focusing on the science that BED Master students are undertaking, acknowledging their career paths over the past decade.

We will have sessions of selected talks and posters from submitted abstracts by our students, and five invited talks from experts in the field, which are collaborators or past students from the BED Master:

• Bernard Roelen, collaborator (Utrecht University, Netherlands)
  • Emília Santos, alumna (University of Cambridge, UK)
  • Leonor Rodrigues, alumna (FCUL)
  • Luísa Figueiredo, collaborator (IMM, Lisboa)
  • Miguel Almeida, alumnus (University of Mainz, Germany)

Registration here: until 4th December.

Abstract submission hereuntil 27th November.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Curso livre, a decorrer de 18 a 22 de junho, organizado ao abrigo do protocolo de colaboração entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Universidade de Lisboa.

Ada-Europe 2018 - 23rd International Conference on Reliable Software Technologies

The conference will provide an international forum for researchers, developers and users of reliable software technologies all over the world.

Afonso Manuel Lohmann da Silva Rodrigues apresenta o relatório de estágio "Análise de clusters espácio-temporais de anomalias congénitas em Portugal".

Isabel Francisca Sota Machado Barradas defende a dissertação "New methods for the investigation of dynamics of functional magnetic resonance imaging data".

Por Ivan Beschastnikh (University of British Columbia).

Impulsiona o teu potencial de empregabilidade!

Sabias que podes ter uma experiência profissional internacional com uma bolsa Erasmus+?

Por António Bento (Max-Plank- Institut fuer Physik / Departamento de Física de Universidade de Coimbra).

Por Giovanni de Lellis (University of Naples Federico II).

A Escola de Verão de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é dedicada a todos os alunos do primeiro ciclo, ou início do segundo, que têm um gosto especial pela matemática e que pretendem decidir a continuação dos seus estudos.

Francisco Ferreira Cunha defende a dissertação "Desenvolvimento de um Software para Alinhamento Virtual de Lâminas Integralmente Digitalizadas de Anatomia Patológica".

Por Luísa Canto e Castro Loura (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal).

A iniciativa conta com a participação de vários membros da Faculdade de Ciências da ULisboa: Ana Cristina Figueiredo, José Barroso, Elsa Gonçalves e Catarina Leal.

Conferências CIUHCT "Um museu dos plásticos? Para quem?"

No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciê

The Workshop in Integrative Approaches in Neurodegeneration is organized in the frame of the FlySMALS consortium, funded by the 2013 JPND Transnational call for “European research projects for Cross-Disease Analysis of Pathways related to Neurodegenerative Diseases”, which come

Candidaturas ao Programa de Estágios de Verão FCUL

A Faculdade de Ciências vai implementar este ano, pela primeira vez, um programa de estágios de verão.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga - 21 junho 2018

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Gestão e Ecologia do Fogo: uma solução Contra os Incêndios?

O Fogo é apresentado nas suas vertentes menos conhecidas. As espécies florestais portuguesas e as suas adaptações ecológicas ao fogo. Será o Fogo uma surpresa para os nossos ecossistemas? O Pinheiro, o Eucalipto e o Sobreiro. O que conhecemos da sua ecologia?

Por Ana Cristina Reis (PhD student, cE3c).

Logótipo da redeAGRO

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Ângela Duarte Henriques apresenta o trabalho de projeto "Cash Back Program".

A sessão final da mais recente edição da cadeira Projeto Empresarial terá lugar no dia 22 de junho.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Oficina Ciência e Império na Era da Descolonização

O Ciência e Império de 2017-2018 irá concluir com um dia inteiro de conferências e debates, no ICS. Para participar, inscreva-se através do e-mail cienciaimperio@gmail.com.

Diogo Loureiro Caetano defende a dissertação "Linear stability for differential equations with infinite delay via semigroup theory".