Existe um buraco negro muito especial no centro da nossa galáxia que - imagine-se - foi observado pela primeira vez na História há pouco mais de um mês.
O astrofísico Hugo Messias (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço) estará no Pavilhão do Conhecimento para nos falar de buracos negros e sobre este em particular, numa conversa conduzida por Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.
O investigador irá partilhar imagens e factos sobre estes enigmáticos e apaixonantes objetos celestes, numa conversa onde haverá espaço para as perguntas do público.
Inscrições
Quem é Hugo Messias?
Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Hugo Messias é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Esteve envolvido no projeto do Event Horizon Telescope (EHT) que foi responsável pela obtenção da primeira evidência visual de um buraco negro, a 10 de abril de 2019. Durante essa campanha de observações operou o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), uma das maiores cadeias de radiotelescópios do mundo. No mesmo ano, foi galardoado com o prémio GQ Men of the Year, na categoria Ciência.