Workshop

Restaurar o Funcionamento dos Ecossistemas: Soluções Inovadoras baseadas na Natureza

Crostas Biológicas do Solo - O caso de estudo das albufeiras de Salamonde e Caniçada

Auditório EDP, Porto

Este workshop surge do interesse e utilidade em divulgar o trabalho de investigação inovador que o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tem vindo a desenvolver, com o apoio da EDP Produção, no âmbito do Reforço de Potência do Aproveitamento de Salamonde - Salamonde II, envolvendo as albufeiras de Salamonde e Caniçada. Este projeto surgiu da necessidade de dar cumprimento à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da referida obra, que, entre o conjunto de diversas medidas de minimização, preconizou o recurso a soluções de engenharia natural, para controlar a erosão nas faixas interníveis das duas albufeiras - Salamonde e Caniçada - em zonas piloto. As soluções clássicas não seriam facilmente aplicadas às margens das albufeiras sujeitas a oscilações diárias de nível e uma solução inovadora e sustentável era necessária, tendo sido este o desafio colocado à FCUL. Com este seminário pretende apresentar-se os primeiros resultados desta investigação inovadora, baseada na utilização das crostas biológicas do solo, partilhando-a e pondo-a à discussão com um auditório alargado direta ou indiretamente ligado ao tema, incluindo investigadores que trabalham também na área das soluções baseadas na natureza, objetivando a resolução sustentável dos inúmeros e diversos problemas que têm vindo a colocar-se no restauro de ecossistemas degradados.

Porquê as soluções baseadas na natureza?

A natureza executa muitas funções e presta múltiplos serviços essenciais ao Homem. Por vezes, um olhar menos atento pode levar a desvalorizar essas funções, que os ecossistemas nos prestam de forma gratuita. Quantificar os bens e serviços fornecidos pelos ecossistemas é essencial para podermos fazer uma gestão racional e sustentável dos recursos. Nem sempre é possível manter a integridade dos ecossistemas e, com frequência, os impactes humanos levam à destruição de componentes dos ecossistemas, alterando o seu funcionamento, perdendo-se, consequentemente, os serviços fornecidos por estes. A forma mais sustentável, economicamente, de restaurar essas funções é voltar a colocar a natureza a executá-las. Para tal, é necessário identificar organismos chave no funcionamento dos ecossistemas, entender o melhor possível os seus mecanismos de ação e repor a estrutura e a biodiversidade que permitam restaurar essas funções no ecossistema. É isso que se propõe fazer neste seminário: atrair a atenção sobre as múltiplas possibilidades que a própria natureza oferece e apresentar diversos casos de estudo, onde soluções inovadoras, baseadas na natureza, demonstram a possibilidade de repor a funcionalidade do ecossistema, mantendo uma relação custo-benefício atrativa e sustentável.

Inscrições até 18 de março de 2016, para o e-mail paula.braga@edp.pt.

EDP Produção / cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de jovem aluno

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!