1.º Simpósio Português sobre Filosofia e Inteligência Artificial

Fórum Cultural de Alcochete

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Fórum Cultural de Alcochete recebe o 1.º Simpósio português sobre Filosofia e Inteligência Artificial, subordinado ao tema “Ser Humano na Era da Inteligência Artificial”. A organização é da Câmara Municipal de Alcochete, com a coordenação científica da NOVA IMS e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) e o apoio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) e do Intelligent Systems Associate Laboratoy (LASI).

O desenvolvimento vertiginoso dos algoritmos de deep learning sobre big data, servindo estratégias empresariais, políticas e de investigação científica, veio colocar problemas fundamentais em torno do impacto da Inteligência Artificial sobre o que significa ser humano. A prevalência desses sistemas é agora ubíqua, desde o funcionamento das redes sociais, passando pela automação inteligente dos transportes e meios de produção, até ao controlo de armamento e fontes de energia. Lidamos com novos conceitos como as fake news, a propaganda digital, os ciberataques, a discriminação algorítmica, as ciber-moedas e a propriedade digital garantida pelos NFTs. O metaverso expande-se a cada minuto, povoado por novas empresas, marcas e pessoas digitais, através dos seus avatares.

Dada a magnitude desta transformação é impossível separar os aspetos filosóficos e sociais daqueles económicos, tecnológicos, legais ou políticos. A presente reunião é organizada, promovida e apoiada pela Câmara Municipal de Alcochete, com a coordenação científica da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Pretende, de forma inicial e exploratória, abordar o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e contribuir para o aparecimento de sinergias entre as diversas áreas da comunidade científica em torno desta nova temática em Portugal.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição.

Cartaz do evento

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Páginas