1.º Simpósio Português sobre Filosofia e Inteligência Artificial

Fórum Cultural de Alcochete

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Fórum Cultural de Alcochete recebe o 1.º Simpósio português sobre Filosofia e Inteligência Artificial, subordinado ao tema “Ser Humano na Era da Inteligência Artificial”. A organização é da Câmara Municipal de Alcochete, com a coordenação científica da NOVA IMS e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) e o apoio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA) e do Intelligent Systems Associate Laboratoy (LASI).

O desenvolvimento vertiginoso dos algoritmos de deep learning sobre big data, servindo estratégias empresariais, políticas e de investigação científica, veio colocar problemas fundamentais em torno do impacto da Inteligência Artificial sobre o que significa ser humano. A prevalência desses sistemas é agora ubíqua, desde o funcionamento das redes sociais, passando pela automação inteligente dos transportes e meios de produção, até ao controlo de armamento e fontes de energia. Lidamos com novos conceitos como as fake news, a propaganda digital, os ciberataques, a discriminação algorítmica, as ciber-moedas e a propriedade digital garantida pelos NFTs. O metaverso expande-se a cada minuto, povoado por novas empresas, marcas e pessoas digitais, através dos seus avatares.

Dada a magnitude desta transformação é impossível separar os aspetos filosóficos e sociais daqueles económicos, tecnológicos, legais ou políticos. A presente reunião é organizada, promovida e apoiada pela Câmara Municipal de Alcochete, com a coordenação científica da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Pretende, de forma inicial e exploratória, abordar o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e contribuir para o aparecimento de sinergias entre as diversas áreas da comunidade científica em torno desta nova temática em Portugal.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição.

Cartaz do evento