Conferências CIUHCT

Humanidades e Ciência Cidadã. É muito mais o que as une ou aquilo que as separa?

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências e da Tecnologia organizado anualmente pelo CIUHCT. Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.
As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Em Portugal os projetos de ciência cidadã são ainda escassos e parecem seguir uma tendência mundial dominante, isto é, envolvendo principalmente dados de investigação relacionados com a biodiversidade, o meio ambiente, a astronomia e a saúde. Em todo o mundo o número de projetos de ciência cidadã usando dados decorrentes das áreas das humanidades é ainda reduzido, e Portugal não é exceção. Neste contexto, colocam-se várias questões. São algumas disciplinas mais "adequadas" à coprodução de conhecimento? Em caso afirmativo, quais disciplinas e por quê? E quais são os requisitos e condições para a criação deste tipo de projetos? Estas questões serão discutidas e será apresentado um plano de investigação que pretende estudá-las no contexto Português.

Nota biográfica

Cristina Luís é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996), pós graduada em Filogenias e Genealogias de DNA pela Universidade de Barcelona (2005) e Doutorada em Biologia – Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa (2006). Entre 1995 e 2006 integrou o cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL tendo participado como investigadora em inúmeros projetos ligados à ecologia de pequenos vertebrados e à genética de conservação de animais domésticos. Entre 2007 e 2009 foi investigadora pós-doc no CIES | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e no cE3c na área da promoção e administração de ciência e tecnologia. Entre 2009 e 2014 foi Investigadora Auxiliar no MUHNAC | ULisboa ao abrigo do Programa Ciência 2008 tendo sido vice-presidente do conselho científico e coordenadora do gabinete de projetos da instituição.

Atualmente é investigadora pós-doc no MUHNAC, no CIUHCT-FCUL | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do qual é membro integrado, e no CIES | ISCTE-IUL. Desenvolve investigação nas áreas de comunicação e gestão de ciência, ciência cidadã, história da ciência e história da domesticação animal, tendo sido coordenadora e participado em vários projetos de investigação e de divulgação científica com financiamento nacional e internacional. É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais, livros e capítulos de livro, e de inúmeras apresentações orais e em painel em congressos nacionais e internacionais. Promove a divulgação da ciência e do património científico, participou na organização de diversas exposições e iniciativas de promoção da cultura científica e coordenou a Noite Europeia dos Investigadores no MUHNAC entre 2012 e 2015.

18h00-20h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Por Emílio Franco (IST).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Por Carlos Marques da Silva (Ciências ULisboa).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".

Páginas