Conferências CIUHCT

Humanidades e Ciência Cidadã. É muito mais o que as une ou aquilo que as separa?

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências e da Tecnologia organizado anualmente pelo CIUHCT. Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.
As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Em Portugal os projetos de ciência cidadã são ainda escassos e parecem seguir uma tendência mundial dominante, isto é, envolvendo principalmente dados de investigação relacionados com a biodiversidade, o meio ambiente, a astronomia e a saúde. Em todo o mundo o número de projetos de ciência cidadã usando dados decorrentes das áreas das humanidades é ainda reduzido, e Portugal não é exceção. Neste contexto, colocam-se várias questões. São algumas disciplinas mais "adequadas" à coprodução de conhecimento? Em caso afirmativo, quais disciplinas e por quê? E quais são os requisitos e condições para a criação deste tipo de projetos? Estas questões serão discutidas e será apresentado um plano de investigação que pretende estudá-las no contexto Português.

Nota biográfica

Cristina Luís é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996), pós graduada em Filogenias e Genealogias de DNA pela Universidade de Barcelona (2005) e Doutorada em Biologia – Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa (2006). Entre 1995 e 2006 integrou o cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL tendo participado como investigadora em inúmeros projetos ligados à ecologia de pequenos vertebrados e à genética de conservação de animais domésticos. Entre 2007 e 2009 foi investigadora pós-doc no CIES | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e no cE3c na área da promoção e administração de ciência e tecnologia. Entre 2009 e 2014 foi Investigadora Auxiliar no MUHNAC | ULisboa ao abrigo do Programa Ciência 2008 tendo sido vice-presidente do conselho científico e coordenadora do gabinete de projetos da instituição.

Atualmente é investigadora pós-doc no MUHNAC, no CIUHCT-FCUL | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do qual é membro integrado, e no CIES | ISCTE-IUL. Desenvolve investigação nas áreas de comunicação e gestão de ciência, ciência cidadã, história da ciência e história da domesticação animal, tendo sido coordenadora e participado em vários projetos de investigação e de divulgação científica com financiamento nacional e internacional. É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais, livros e capítulos de livro, e de inúmeras apresentações orais e em painel em congressos nacionais e internacionais. Promove a divulgação da ciência e do património científico, participou na organização de diversas exposições e iniciativas de promoção da cultura científica e coordenou a Noite Europeia dos Investigadores no MUHNAC entre 2012 e 2015.

18h00-20h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Are you a BSc or MSc student interested in Soft Matter, Non-linear Dynamics and Waves or Particle Physics?

Logótipo do EVM 2024

O Programa de Estágios de Matemática EVM 2024 é uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, que proporciona a estudantes que estão a terminar o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, F

Lisbon AI Seminar, por Gloria Andrada (IFILNOVA).

Logótipo do EVM 2024

Por Bruno Loff (DM Ciências ULisboa, LASIGE e CMAFcIO).

Por Jamerson Douglas Bezerra (Nicolaus Copernicus University).

titulo e data do evento

16th National Physical Chemistry Meeting (16ENQF) and 5th Computational Chemistry Symposium., Ciências ULisboa - July 17-19, 2024

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.