Conferências CIUHCT

Humanidades e Ciência Cidadã. É muito mais o que as une ou aquilo que as separa?

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências e da Tecnologia organizado anualmente pelo CIUHCT. Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.
As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Sinopse

Em Portugal os projetos de ciência cidadã são ainda escassos e parecem seguir uma tendência mundial dominante, isto é, envolvendo principalmente dados de investigação relacionados com a biodiversidade, o meio ambiente, a astronomia e a saúde. Em todo o mundo o número de projetos de ciência cidadã usando dados decorrentes das áreas das humanidades é ainda reduzido, e Portugal não é exceção. Neste contexto, colocam-se várias questões. São algumas disciplinas mais "adequadas" à coprodução de conhecimento? Em caso afirmativo, quais disciplinas e por quê? E quais são os requisitos e condições para a criação deste tipo de projetos? Estas questões serão discutidas e será apresentado um plano de investigação que pretende estudá-las no contexto Português.

Nota biográfica

Cristina Luís é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996), pós graduada em Filogenias e Genealogias de DNA pela Universidade de Barcelona (2005) e Doutorada em Biologia – Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa (2006). Entre 1995 e 2006 integrou o cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL tendo participado como investigadora em inúmeros projetos ligados à ecologia de pequenos vertebrados e à genética de conservação de animais domésticos. Entre 2007 e 2009 foi investigadora pós-doc no CIES | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e no cE3c na área da promoção e administração de ciência e tecnologia. Entre 2009 e 2014 foi Investigadora Auxiliar no MUHNAC | ULisboa ao abrigo do Programa Ciência 2008 tendo sido vice-presidente do conselho científico e coordenadora do gabinete de projetos da instituição.

Atualmente é investigadora pós-doc no MUHNAC, no CIUHCT-FCUL | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do qual é membro integrado, e no CIES | ISCTE-IUL. Desenvolve investigação nas áreas de comunicação e gestão de ciência, ciência cidadã, história da ciência e história da domesticação animal, tendo sido coordenadora e participado em vários projetos de investigação e de divulgação científica com financiamento nacional e internacional. É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais, livros e capítulos de livro, e de inúmeras apresentações orais e em painel em congressos nacionais e internacionais. Promove a divulgação da ciência e do património científico, participou na organização de diversas exposições e iniciativas de promoção da cultura científica e coordenou a Noite Europeia dos Investigadores no MUHNAC entre 2012 e 2015.

18h00-20h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Cartaz do evento

Palestra por Francisco Lobo (CIÊNCIAS ULisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), no âmbito do Encontro com a Astronomia.

Pormenor de mecanismo de relógio

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Banner Ser Cientista

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Rita Pereira Eusébio.

Título e data da iniciativa

A iniciativa conta com a participação do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre.

Aluna a utilizar um computador portátil

A Escola Doutoral Unite! Widening visa apoiar diretamente estudantes de doutoramento que realizem investigação numa das quatro áreas estratégicas selecionadas pelo projeto - as candidaturas decorrem até 26 de julho.

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Logótipo do evento

Um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Candidaturas até 30 de julho - um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Lupa e caneta sobre página com texto e gráfico

O curso visa dar formação inicial a estudantes de pós-graduação sobre o processo de escrita, submissão e publicação de trabalhos científicos, focando principalmente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

2.ª edição do curso, com candidaturas até 18 de outubro.

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.