Colóquio de Matemática

The Adjoint Method in Calculus of Variations

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa

Por Anca-Maria Toader (Departamento de Matemática | Ciências ULisboa).

The Adjoint Method in the Calculus of Variations is being used in a rigorous framework in optimization problems governed by partial differential equations since the eighties, with the papers of J. Céa, F. Murat and L. Tartar. The author proposes a review of several applications of the Adjoint Method in the Calculus of Variations that she has been studying during the last twenty eight years of scientific research in the domain of structural optimization of elastic structures. Applications of the Adjoint Method to control problems, shape optimization, topology optimization and  optimization of eigenvalues and eigenmodes will be discussed.

Cartaz do evento

Transmissão via Zoom (Meeting ID: 675 181 2409).

Departamento de Matemática | Ciências ULisboa

Uma história divertida para os mais novos, cuja venda reverte 1€ para o Grupo Lobo.

Pormenor do catálogo da Mostra Bibliográfica

Mostra bibliográfica disponível de 03 de outubro a 30 de novembro de 2022.

Cartaz do evento

À conversa com Mário Felício, ex-aluno da Licenciatura em Bioquímica de Ciências ULisboa, atualmente a trabalhar na consultora Deloitte.

Fotografia de alunos de Ciências ULisboa

03 de outubro, Sala 6.1.36, pelas 15h00.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.