Palestra

Causas remotas da pandemia de Covid-19

Sala 6.2.45, Ciências ULisboa

Por Ricardo Waizbort (Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ).

A causa próxima ou eficiente da pandemia de Covid-19 é obviamente o coronavírus SARS CoV-2. Entretanto, as causas remotas ou evolutivas são múltiplas, e embora não seja impossível indicá-las individualmente, é bastante tortuoso elaborar um modelo de explicação causal baseado nelas. Há uma longeva discussão na filosofia das ciências sobre o que contaria como uma explicação causal de fenômenos biológicos, tendo em conta as dificuldades de emular o modelo monológico-dedutivo, que demanda em sua estrutura uma lei causal, de caráter universal, problemática dado o âmbito singular que envolvem os processos relacionados às espécies vivas e extintas. A presente apresentação procurará mobilizar a conceção experimentalista de causalidade traduzida por filósofos, como James Woodward e Gustavo Caponi, em uma perspetiva intervencionista ou manipulacionista de causalidade. Nesse sentido, explicar causalmente a pandemia exigiria encontrar circunstancias (ontológicas) ou sentenças (epistemológicos) contrafactuais, baseadas em invariáveis, que uma vez atendidas resultam ou resultariam em desfechos distintos daqueles em que tais circunstancias ou sentenças não fossem atendidas. Do ponto de vista das causas remotas, entre as invariáveis mais importantes, estariam as pressões seletivas exercidas pelos comportamentos e ações humanas, intencionais ou não.  As referidas invariáveis funcionariam como a cobertura que no MND exerce a função de lei causal, sem, no entanto, ser molestada pela exigência de universalidade. Assim, para ficar em um exemplo, pode-se pensar que um maior controle na comercialização legal e ilegal de animais selvagens (Bernstein et al. 2022), diminuiria a chance da ocorrência de novas pandemias. Nesse sentido uma invariável poderia se inscrever como algo como: “Toda vez que se diminui o comércio de animais diminui-se a chance de spillovers”, uma vez que tal comportamento muda as pressões de seleção natural principalmente sobre as populações de eventuais patógenos com potencial pandêmico. Assim, o comércio de animais contaria como uma das causas remotas da pandemia. Isso valeria também para explicações causais mais ordinárias, no sentido do controle da pandemia, como o uso de máscaras, o isolamento social e a aplicação massiva e completa de esquemas vacinais, todas essas ações indicando como podemos manipular e intervir na transmissão e reprodução do SARS CoV-2 e consequentemente tendo acesso a causas remotas da pandemia, aperfeiçoando a explicação causal. Ainda que com essa abordagem não se possa derivar um esquema completo ou mesmo satisfatório do que seria a explicação causal da Covid-19, ela pode indicar um caminho promissor não só para explicar por que tal fenômeno recente ocorreu, mas também iluminar parcialmente caminhos para evitar futuras tragédias sanitárias de natureza análoga.

Cartaz do evento

11h00-13h00
João Luís Cordovil (DHFC, CFCUL/GI2) e Francisco Dionísio (DBV, CE3C)

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Páginas