Palestra

Causas remotas da pandemia de Covid-19

Sala 6.2.45, Ciências ULisboa

Por Ricardo Waizbort (Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ).

A causa próxima ou eficiente da pandemia de Covid-19 é obviamente o coronavírus SARS CoV-2. Entretanto, as causas remotas ou evolutivas são múltiplas, e embora não seja impossível indicá-las individualmente, é bastante tortuoso elaborar um modelo de explicação causal baseado nelas. Há uma longeva discussão na filosofia das ciências sobre o que contaria como uma explicação causal de fenômenos biológicos, tendo em conta as dificuldades de emular o modelo monológico-dedutivo, que demanda em sua estrutura uma lei causal, de caráter universal, problemática dado o âmbito singular que envolvem os processos relacionados às espécies vivas e extintas. A presente apresentação procurará mobilizar a conceção experimentalista de causalidade traduzida por filósofos, como James Woodward e Gustavo Caponi, em uma perspetiva intervencionista ou manipulacionista de causalidade. Nesse sentido, explicar causalmente a pandemia exigiria encontrar circunstancias (ontológicas) ou sentenças (epistemológicos) contrafactuais, baseadas em invariáveis, que uma vez atendidas resultam ou resultariam em desfechos distintos daqueles em que tais circunstancias ou sentenças não fossem atendidas. Do ponto de vista das causas remotas, entre as invariáveis mais importantes, estariam as pressões seletivas exercidas pelos comportamentos e ações humanas, intencionais ou não.  As referidas invariáveis funcionariam como a cobertura que no MND exerce a função de lei causal, sem, no entanto, ser molestada pela exigência de universalidade. Assim, para ficar em um exemplo, pode-se pensar que um maior controle na comercialização legal e ilegal de animais selvagens (Bernstein et al. 2022), diminuiria a chance da ocorrência de novas pandemias. Nesse sentido uma invariável poderia se inscrever como algo como: “Toda vez que se diminui o comércio de animais diminui-se a chance de spillovers”, uma vez que tal comportamento muda as pressões de seleção natural principalmente sobre as populações de eventuais patógenos com potencial pandêmico. Assim, o comércio de animais contaria como uma das causas remotas da pandemia. Isso valeria também para explicações causais mais ordinárias, no sentido do controle da pandemia, como o uso de máscaras, o isolamento social e a aplicação massiva e completa de esquemas vacinais, todas essas ações indicando como podemos manipular e intervir na transmissão e reprodução do SARS CoV-2 e consequentemente tendo acesso a causas remotas da pandemia, aperfeiçoando a explicação causal. Ainda que com essa abordagem não se possa derivar um esquema completo ou mesmo satisfatório do que seria a explicação causal da Covid-19, ela pode indicar um caminho promissor não só para explicar por que tal fenômeno recente ocorreu, mas também iluminar parcialmente caminhos para evitar futuras tragédias sanitárias de natureza análoga.

Cartaz do evento

11h00-13h00
João Luís Cordovil (DHFC, CFCUL/GI2) e Francisco Dionísio (DBV, CE3C)
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.