Palestra

Causas remotas da pandemia de Covid-19

Sala 6.2.45, Ciências ULisboa

Por Ricardo Waizbort (Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ).

A causa próxima ou eficiente da pandemia de Covid-19 é obviamente o coronavírus SARS CoV-2. Entretanto, as causas remotas ou evolutivas são múltiplas, e embora não seja impossível indicá-las individualmente, é bastante tortuoso elaborar um modelo de explicação causal baseado nelas. Há uma longeva discussão na filosofia das ciências sobre o que contaria como uma explicação causal de fenômenos biológicos, tendo em conta as dificuldades de emular o modelo monológico-dedutivo, que demanda em sua estrutura uma lei causal, de caráter universal, problemática dado o âmbito singular que envolvem os processos relacionados às espécies vivas e extintas. A presente apresentação procurará mobilizar a conceção experimentalista de causalidade traduzida por filósofos, como James Woodward e Gustavo Caponi, em uma perspetiva intervencionista ou manipulacionista de causalidade. Nesse sentido, explicar causalmente a pandemia exigiria encontrar circunstancias (ontológicas) ou sentenças (epistemológicos) contrafactuais, baseadas em invariáveis, que uma vez atendidas resultam ou resultariam em desfechos distintos daqueles em que tais circunstancias ou sentenças não fossem atendidas. Do ponto de vista das causas remotas, entre as invariáveis mais importantes, estariam as pressões seletivas exercidas pelos comportamentos e ações humanas, intencionais ou não.  As referidas invariáveis funcionariam como a cobertura que no MND exerce a função de lei causal, sem, no entanto, ser molestada pela exigência de universalidade. Assim, para ficar em um exemplo, pode-se pensar que um maior controle na comercialização legal e ilegal de animais selvagens (Bernstein et al. 2022), diminuiria a chance da ocorrência de novas pandemias. Nesse sentido uma invariável poderia se inscrever como algo como: “Toda vez que se diminui o comércio de animais diminui-se a chance de spillovers”, uma vez que tal comportamento muda as pressões de seleção natural principalmente sobre as populações de eventuais patógenos com potencial pandêmico. Assim, o comércio de animais contaria como uma das causas remotas da pandemia. Isso valeria também para explicações causais mais ordinárias, no sentido do controle da pandemia, como o uso de máscaras, o isolamento social e a aplicação massiva e completa de esquemas vacinais, todas essas ações indicando como podemos manipular e intervir na transmissão e reprodução do SARS CoV-2 e consequentemente tendo acesso a causas remotas da pandemia, aperfeiçoando a explicação causal. Ainda que com essa abordagem não se possa derivar um esquema completo ou mesmo satisfatório do que seria a explicação causal da Covid-19, ela pode indicar um caminho promissor não só para explicar por que tal fenômeno recente ocorreu, mas também iluminar parcialmente caminhos para evitar futuras tragédias sanitárias de natureza análoga.

Cartaz do evento

11h00-13h00
João Luís Cordovil (DHFC, CFCUL/GI2) e Francisco Dionísio (DBV, CE3C)
Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Páginas