Palestra

Causas remotas da pandemia de Covid-19

Sala 6.2.45, Ciências ULisboa

Por Ricardo Waizbort (Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ).

A causa próxima ou eficiente da pandemia de Covid-19 é obviamente o coronavírus SARS CoV-2. Entretanto, as causas remotas ou evolutivas são múltiplas, e embora não seja impossível indicá-las individualmente, é bastante tortuoso elaborar um modelo de explicação causal baseado nelas. Há uma longeva discussão na filosofia das ciências sobre o que contaria como uma explicação causal de fenômenos biológicos, tendo em conta as dificuldades de emular o modelo monológico-dedutivo, que demanda em sua estrutura uma lei causal, de caráter universal, problemática dado o âmbito singular que envolvem os processos relacionados às espécies vivas e extintas. A presente apresentação procurará mobilizar a conceção experimentalista de causalidade traduzida por filósofos, como James Woodward e Gustavo Caponi, em uma perspetiva intervencionista ou manipulacionista de causalidade. Nesse sentido, explicar causalmente a pandemia exigiria encontrar circunstancias (ontológicas) ou sentenças (epistemológicos) contrafactuais, baseadas em invariáveis, que uma vez atendidas resultam ou resultariam em desfechos distintos daqueles em que tais circunstancias ou sentenças não fossem atendidas. Do ponto de vista das causas remotas, entre as invariáveis mais importantes, estariam as pressões seletivas exercidas pelos comportamentos e ações humanas, intencionais ou não.  As referidas invariáveis funcionariam como a cobertura que no MND exerce a função de lei causal, sem, no entanto, ser molestada pela exigência de universalidade. Assim, para ficar em um exemplo, pode-se pensar que um maior controle na comercialização legal e ilegal de animais selvagens (Bernstein et al. 2022), diminuiria a chance da ocorrência de novas pandemias. Nesse sentido uma invariável poderia se inscrever como algo como: “Toda vez que se diminui o comércio de animais diminui-se a chance de spillovers”, uma vez que tal comportamento muda as pressões de seleção natural principalmente sobre as populações de eventuais patógenos com potencial pandêmico. Assim, o comércio de animais contaria como uma das causas remotas da pandemia. Isso valeria também para explicações causais mais ordinárias, no sentido do controle da pandemia, como o uso de máscaras, o isolamento social e a aplicação massiva e completa de esquemas vacinais, todas essas ações indicando como podemos manipular e intervir na transmissão e reprodução do SARS CoV-2 e consequentemente tendo acesso a causas remotas da pandemia, aperfeiçoando a explicação causal. Ainda que com essa abordagem não se possa derivar um esquema completo ou mesmo satisfatório do que seria a explicação causal da Covid-19, ela pode indicar um caminho promissor não só para explicar por que tal fenômeno recente ocorreu, mas também iluminar parcialmente caminhos para evitar futuras tragédias sanitárias de natureza análoga.

Cartaz do evento

11h00-13h00
João Luís Cordovil (DHFC, CFCUL/GI2) e Francisco Dionísio (DBV, CE3C)

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

Inscrições até 07 de fevereiro.

Título "Quem são as mulheres do LIP na experiência ATLAS do CERN? - um encontro de gerações"

Um encontro que homenageia as várias gerações de mulheres do grupo do LIP que participam na experiência ATLAS, no colisionador LHC do CERN. Este evento celebra décadas de liderança e contributos femininos num dos maiores projetos científicos do mundo.

Título/data/local do evento e fotografia de cruzamento bastante movimentado

Conferência da redeMOV, por Ana Rita Martins (IST-ULisboa).

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Foto do retrato do Professor João Cosme Guerreiro no Grande Auditório de CIÊNCIAS.

Sessão comemorativa, a realizar na ocasião da colocação do retrato do Professor João Guerreiro no Grande Auditório, bem como de um póster a ele relativo no átrio do edifício C3.

Seminários por Daniel Sequeira e Emily Croasdale.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Título/data/local do evento e logótipo Ciência Viva

Teresa Correia, estudante de Engenharia Física de CIÊNCIAS, participa nesta iniciativa.

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

António Cruz Serra

A cerimónia decorre no Pavilhão de Portugal, pelas 17h00 do dia 12 de fevereiro.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Mitchell A. Taylor (ETH Zurich).

Logótipo do projeto

Formação no âmbito da 22.ª edição do projeto "Observar e Aprender", com inscrições até 10 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de livros abertos sobre uma mesa

A jornada de um mestrado ou doutoramento vai além dos desafios académicos - envolve também gerir emoções e lidar com pressões que podem impactar o desempenho e o bem-estar.

Fotografia de João Paulo Dias

O Departamento de Matemática convida à participação neste evento especial de comemoração dos 80 anos do Professor João Paulo Dias, que reúne amigos e colaboradores do docente.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Páginas