Colóquio

Matemática e Património Cultural

Academia das Ciências de Lisboa

Com o objetivo de assinalar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, a Academia de Ciências de Lisboa acolhe o colóquio Matemática e Património Cultural.

Trata-se de uma iniciativa do Centro Internacional de Matemática (CIM) e da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), no âmbito do programa do Comité da Matemática do Planeta Terra, que tem o apoio da Comissão Nacional da UNESCO Portugal. O programa conta ainda com o apoio do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC).

• 15h00 - Palestras sobre matemática e património cultural
    • 15h00 - Azulejos e ciência, por Henrique Leitão (Universidade de Lisboa | CIUHCT)
    • 15h15 - Os azulejos euclideanos jesuítas, por António Leal Duarte (Universidade de Coimbra | CMUC) e Carlota Simões (Universidade de Coimbra | MCUC)
    • 15h30 - Relógios de Sol, por Suzana Nápoles (Universidade de Lisboa | CMAFcIO)
    • 15h45 - Calçadas portuguesas, por  Ana Cannas da Silva (ETH Zurich) e Suzana Nápoles (Universidade de Lisboa | CMAFcIO)
    • 16h00 Intervalo para café
    • 16h30 - Arquitetura e Matemática, por João Pedro Xavier (Universidade do Porto | Faculdade de Arquitetura)
    • 16h45 - A arte e a geometria de Almada Negreiros, por Pedro Jorge Freitas (Universidade de Lisboa | DHFC e CIUHCT) e Simão Palmeirim Costa (Universidade de Lisboa | CIEBA)
    • 17h00 - Literatura e Matemática, por António Machiavelo (Universidade do Porto | CMUP)
  • 17h30 - Concerto comentado
    Matemática, processos composicionais e estratégias de preparação para a performance em obras para piano de Jaime Reis, João Madureira e Christopher Bochmann por Ana Telles (Universidade de Évora | CESEM-UÉ)

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Por Luís Sampaio.

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Por Jorge Achcar (Medical School, Universidade de São Paulo).

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Por Mónica Cunha (Investigadora do INIAV IP, membro integrado do cE3c - CSES group, membro colaborador do BioISI, Professora Convidada da FCUL).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Noites no Observatório "Planetas ao som das estrelas"

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem?

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelo Conservatório de Música D. Dinis.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Bolsas Erasmus+ para estágios de verão em 2019

Ainda não sabes o que fazer este Verão?
Gostarias de realizar um estágio no estrangeiro?

A Faculdade de Ciências tem bolsas Erasmus+ para atribuir!

Carolina Ferreira Duarte da Silva defende o trabalho de projeto “Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel”.