1.º Encontro

A Universidade de Lisboa e o Património

Instituto Superior Técnico da ULisboa
1.º Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"
IST - ULisboa

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, a Universidade de Lisboa não pode deixar de se associar às comemorações que se desenrolam por toda a Europa. A universidade para além de dispor de um património cultural notável, nas suas múltiplas vertentes - científica, artística, arquitetónica e histórica - desenvolve também, há largos anos, inúmeros projetos de investigação e valorização do património cultural através das suas escolas e centros de investigação.

O primeiro Encontro - A Universidade de Lisboa e o Património - é organizado pelo Instituto Superior Técnico, em conjunto com a Reitoria e conta com a colaboração das suas Escolas.

O evento realizar-se-á nos dias 19 e 20 de novembro. O primeiro dia é dedicado ao Património Cultural da Universidade de Lisboa e o segundo dedicado ao Património Cultural na Universidade de Lisboa, onde se destacam projetos sobre património cultural realizados pelas escolas da Universidade. Está previsto ainda um programa de visitas ao Património Cultural da Universidade.

Este encontro centra-se no impacto da Universidade de Lisboa como Património Cultural e no papel e responsabilidade que assume na sua preservação e divulgação, pretendendo-se que forneça uma plataforma para a decisão de alto nível discutindo como melhor usar e estudar o património cultural como um recurso estratégico com múltiplos benefícios para o futuro nacional e Europeu, constituindo um legado duradouro do Ano Europeu do Património Cultural 2018. Este debate a nível das várias escolas da Universidade de Lisboa constituirá a ocasião perfeita para assegurar um acompanhamento concreto da comunicação da Comissão Europeia sobre “Reforçar a identidade europeia através da educação e cultura”, celebrando-se com o Ano Europeu do Património Cultural 2018.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.