Quintas do MARE

Macroalgas como fonte de compostos com potencial neuroprotetor - Caso de estudo da alga Bifurcaria bifurcata

CETEMARES, Peniche

Por Joana Rita Martins da Silva (MARE, IP Leiria).

Um dos maiores desafios atuais da Sociedade está associado ao envelhecimento da população, particularmente relacionado com o aumento da incidência de doenças neurodegenerativas. Apesar da existência de um maior conhecimento sobre estas doenças, a sua etiologia ainda não é totalmente conhecida. Estas patologias não têm atualmente uma cura efetiva e a terapêutica atua principalmente na diminuição dos impactos sintomatológicos. Para além da necessidade de maior investimento em ciência que vise o entendimento das causas e mecanismos das doenças neurodegenerativas, é fundamental desenvolver tratamentos preventivos adequados, torna-se imperativo a procura de novas soluções terapêuticas. Historicamente os produtos de origem natural têm desempenhado um papel extremamente importante para a medicina, sendo este facto evidente pelo elevado número de fármacos, atualmente no mercado, de origem natural ou baseados em estruturas químicas naturais. Em contraste com os organismos terrestres, os organismos marinhos não têm uma história tão significativa de uso na medicina tradicional. Contudo, nas últimas décadas, estes têm-se revelado uma fonte promissora de novas moléculas com potencial terapêutico e com características distintas daquelas encontradas no meio terrestre. Entre os vários organismos marinhos as macroalgas demonstram ser um dos maiores produtores de compostos bioativos, alguns dos quais com elevado potencial biomédico, nomeadamente na terapia de diferentes patologias. Este estudo visa avaliar o efeito neuroprotetor de compostos isolados a partir de uma macroalga, Bifurcaria bifurcata, num modelo celular que mimetiza a condição de stress oxidativo da doença de Parkinson. 

 

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de jovem aluno

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!