Palestra

Rethinking "behaviour change" for greater environmental sustainability

Transcending ineffective individualistic strategies through Social Practice Theory and the Model of Recursive Cultural Adaptation

Sala 2.2.21, Ciências ULisboa
Banner do evento

Por Geoff Binder (Lecturer Sustainability & Behaviour Change Science, University of Melbourne).

"Behaviour change" has become a holy grail. Many governments and non-government organisations pursue the changes necessary in human behaviour to shift us away from the climate catastrophe, species extinction and other environmental impacts that are radically changing the ecology of planet Earth. The overwhelming majority of behaviour change programs target individual’s knowledge and/or values. We tend to rely on the idea that people will change their behaviour if they understand how detrimental or immoral it is. Anyone who has worked on a change program will tell you that these strategies do not work very well, if at all. The academic literature has identified a widespread gap between what people do and what they think (the socalled values/action gap). Paradoxically, while change for greater environmental sustainability seem glacial, when speed is urgently needed, contemporary consumer culture and the information revolution are driving changeatan ever-increasingpace. Furthermore, as COVID-19 demonstrates, we can change our behaviours rapidly in a short period of time. This lecture will present a new way to understand human behaviour and what drives us. Dr Binder will touch on Social Practice Theory and introduce his Model of Recursive Cultural Adaptationto explain why we behave as we do and under what circumstances we might modify a Practice.

Geoffrey Binder teaches Sustainability & Behaviour Change, a multi-and trans-disciplinary subject that he designed for the Master of Environment at the University of Melbourne, Australia, which he has delivered for the last ten years to students across the university. Geoffrey’s PhD research looked at the intersection of existing everyday practices and innovation and how this effected the design and implementation of a “sustainability showcase” master-planned community (8000 houses on Melbourne’s northern fringe). This research led him to develop new theory regarding innovation and behaviour change. These insights inform Geoff’s teaching practice. He also uses these new ideas to help organisations change “the way things are done around here”; assisting them on their sustainability journey. Further information on Geoff’s research can be found at the University's Find an Expert page.


This is an in-person event. If you really (really!) cannot be here, but you want to participate remotely, send an email to ce3cdiv@ciencias.ulisboa.pt.

11h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Projeto de Tese (Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução), por Fátima Inácio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Banner do Dia de Ciências 2025_v2

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Seminário de Lógica Matemática, por Charles Morgan (UFBA).

Pavilhão de Portugal

Na ocasião, será ainda inaugurada a exposição “Meu matalote e amigo Luís de Camões” que explora a figura do poeta através de um diálogo entre arte, literatura e património histórico. A cerimónia contará ainda com uma programação paralela que será divulgada em detalhe oportunamente.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

O Tec Labs lançou a marca MindTec com o objetivo de promover um processo participativo de rebranding interno, assente na escuta ativa da sua comunidade. Esta sessão marca o arranque oficial do projeto e será um momento-chave para apresentar os seus objetivos, envolver a comunidade e começar a recolher perceções, expectativas e desafios relacionados com a comunicação no ecossistema.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas