BioISI Research Seminar

Innovating the manufacturing of stem cell-based therapies

Videoconferência

Por Cláudia Lobato da Silva (Department of Bioengineering & iBB - Institute for Bioengineering and Biosciences, Instituto Superior Técnico).

The robust and scalable cell manufacturing for the cost-effective delivery of safe and potent cell-derived Advanced Therapy Medicinal Products (ATMPs) relies on process engineering tools to understand the impact of cellular features on cell product function and performance, and how do process variables influence the critical quality attributes of the cell product. Mesenchymal stromal cells (MSC) have been widely exploited as potential therapeutic agents for several conditions due to their intrinsic regenerative and immunomodulatory properties, as well as high proliferative capacity ex-vivo, ease of isolation, multilineage differentiation ability and low immunogenicity. Recently, increasing evidence has proposed extracellular vesicles (EVs) as exosomes, as mediators of many of the MSC-associated therapeutic features. In this presentation I expect to demonstrate that bioengineering strategies, namely bioreactor technologies, represent fundamental tools for the  robust development of standardized and high-quality MSC-based products.

Transmissão via Zoom.

BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas

Por André Luís, (ex-aluno de Ciências ULisboa; atualmente Frontend Engineering Manager na GitLab).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.