Ciências, onde andas tu?

Evento online
Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa
DCI Ciências ULisboa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-te? Então assiste às LIVES no instagram de Ciências ULisboa onde desvendamos por onde andam os nossos estudantes já integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos de Ciências ULisboa os tornam profissionais de sucesso.

Como são LIVES via instagram, podes sempre interagir connosco. Como? Deixando as tuas questões ao entrevistado na caixa de comentários da LIVE ou, se já tiveres algumas antes, enviando-as por mensagem privada nesta rede.

Encontramo-nos lá?

 

19 maio, quinta-feira, às 19h00, com Dário Hipólito

O Dário Hipólito, 30 anos, está hoje a desenvolver o seu doutoramento em Portugal e na Croácia - sobre os desafios que enfrentam populações de lobo ameaçadas e a importância de reforçar a coexistência entre pessoas e este animal.

A sua história em Ciências começou no ano de 2009: completou a Licenciatura em Biologia, perfil Ambiental Terrestre, em 2012. Depois, seguiu para o Mestrado em Biologia da Conservação até 2014. A sua tese focou-se no efeito das atividades agro-silvo-pastoris em texugos, sob a orientação da professora Margarida Santos-Reis e do professor Miguel Rosalino.

Ainda no final de 2014, poucos dias depois de ter defendido a tese, viajou para a Croácia, por um ano, para realizar um estágio Erasmus+ na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Zagreb. Este estágio - conseguido em Ciências ULisboa -, fez com que tivesse a oportunidade de trabalhar com grandes carnívoros e estabelecer contactos que se mostram úteis mais tarde.

Em 2016, conseguiu uma bolsa de investigação para trabalhar com texugos na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e, mais tarde, em 2018 iniciou o trabalho na monitorização de Lobo-ibérico a sul do rio Douro, especificamente nas serras da Freita, Arada e Montemuro. Desde 2018 que também faz parte do projeto de reintrodução de corço a sul do rio Douro como medida de diminuir conflitos.

Em 2019 ganhou uma bolsa FCT para realizar o seu doutoramento. Durante o doutoramento, foi também responsável pelo trabalho de campo do Censo Nacional de Lobo-ibérico que decorreu entre 2019 e 2021 na área onde realiza a monitorização de lobo.

Linkedin do Dário
Perfil no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Perfil no ResearchGate

 

Fotografia de Dário Hipólito
Dário Hipólito

Para pertenceres à Rede Alumni Ciências ULisboa, regista-te aqui.

Até já!