Seminário de Geometria

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Leonor Godinho
Dep. Matemática - Instituto Superior Técnico

Abstract: Symplectic geometry and combinatorics are strongly intertwined due to the existence of Hamiltonian torus actions. These actions are associated with a special map (called the moment map) which “transforms” a compact symplectic manifold into a convex polytope. We will concentrate on the special class of reflexive polytopes which was introduced by Batyrev in the context of mirror symmetry and has attracted much attention recently. In particular, we will see how the famous “12 and 24” properties in dimension 2 and 3 can be generalized with the help of symplectic geometry.

This seminar is supported by National Funding from FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the project: UID/MAT/04561/2013.

CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Pedro Miguel Martins Assis defende a dissertação "Desenvolvimento de uma Solução de Business Intelligence".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes universitários

Tipo de Evento Tertúlias/Café de Ciência

Emanuele Frittaion
CMAFCIO, Universidade de Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

João José Maia Martinsdefende a tese "Métodos eficientes de simulação e otimização em problemas de segurança portuária".

Tipo de Evento Workshop

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Alvo Público em Geral

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Público em Geral

Fábio Alexandre Canada Ferreiradefende a dissertação "Automatic Tests Generation for Restful Apis".

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por Tiago Campante (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Pedro Alexandre Reis de Sá Costa defende a tese "Dependable mapreduce in a Cloud-of-Clouds".

Vera Alexandra Fernandes Colaço defende a dissertação "Evaluation of left Ventricle Strains by applying SPAMM cardiac MRI techniques".

Ana Seabra Gomes Domingosdefende a dissertação "Bringing portal dosimetry for radiotherapy into the clinic".

HiTech is a training Program that supports researchers’ translating cutting-edge technology and scientific discoveries into business opportunities.

Por Liliana Apolinário (LIP).

Por Tom Reynkens (Research Centre Insurance – Leuven - Belgium).

Arthur Freitas Vieiradefende a dissertação "Desenho e Conceção de um Microscópio de Força Atómica".

Tatiana Cristina Soares Garção defende a dissertação "Avaliação empírica do risco de mercado: Estimação do Value-at-risk pela teoria dos valores extremos".

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.