Seminário

Extending Quantum Simulations to Long Timescales for Materials Under Reactive Conditions

Sala 8.2.39, FCUL, Lisboa

Por Nir Goldman (Material Sciences Division, PLS - Lawrence Livermore National Laboratory, USA).

Knowledge of the equation of state and chemical kinetics of materials under reactive conditions is needed for a wide number of research areas, including studies of planetary interiors, astrobiology, high-pressure materials synthesis, and material corrosion. In this regard, we have developed a family of classical and semi-empirical quantum simulation methods which leverage the accuracy of Kohn-Sham Density Functional Theory (DFT) while yielding several orders of magnitude increase in computational efficiency. This allows for direct simulation of many different types of experiments, where chemical events can equilibrate on timescales that are orders of magnitude longer than can be achieved with standard quantum approaches.

Here, we present several different applications of our models, including mechano-chemical synthesis of semi-conducting diamonds, corrosion on actinide metal surfaces, and the shock synthesis of life building molecules in impacting astrophysical ices. Our methods provide a straightforward way to conduct computationally efficient quantum simulations over a broad range of conditions, where physical and chemical properties can be difficult to interrogate directly and there is historically a significant reliance on theoretical approaches for interpretation and validation of experimental results.

Departamento de Química e Bioquímica

Por Marigo Stavridi (Department of Medicine, University of Patras, Greece).

O que são as estrelas e os planetas? Para dar resposta ao problema foram introduzidos os novos ramos de conhecimento da Astrofísica e das Ciências Planetárias.

Por Bernardo San Martin (Universidad Católica del Norte).

Sessão de apresentação do EDP Trainee Program

Entrada livre, mediante inscrição prévia até ao dia 26 de setembro de 2018.

Por Anupam Sengupta (Physics and Materials Science Research Unit, University of Luxembourg).

As Adaptações da Agricultura às Mudanças Climáticas: França, Portugal e Mediterrâneo

Estes encontros visam aproximar as equipas de investigação de ambos os países assim como dos países parceiros, com o objetivo de desenvolver a cooperação científica, sobretudo no que respeita à iniciativa PRIMA (Partnership for Research and Innovation in the M

Sessão de abertura do ano letivo 2018/2019 do PD-FCTAS, na qual será proferida uma conferência por Viriato Soromenho-Marques (Faculdade de Letras da ULisboa) s

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Tiago Filipe Miranda Mota defende a dissertação "Digital Workplace - Office 365 Solution".

Pedro Alexandre Pacheco Pinto Maia defende a dissertação "Resilient Communication in Smart Grids".

Noite Europeia dos Investigadores 2018

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Fabiano Mota da Silva defende a tese "Aplicação de métodos geofísicos, geológicos e deteção remota, na investigação da sismicidade induzida na barragem do Castanhão, região nordeste do Brasil".

Noites no Observatório - Mais perto do inatingível

Por José Afonso (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos q

Bolsas de Doutoramento da ULisboa

A ULisboa lançou, em 2015, um Programa de Bolsas de Doutoramento. Reconhecendo a importância que o financiamento dos estudantes tem para o desenvolvimento dos sistemas económico e científico, procurou-se assim criar condições para que os jovens investigadores concretizem o

Alunos de Ciências

Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2018.

Ricardo João Viegas Ressurreição defende a tese "Evolução tectono-estratigráfica cenozóica do litoral alentejano (sector Melides-Odemira) e enquadramento no regime geodinâmico atual".

Por Pedro Pinto (Universidade de Lisboa).

David Manuel da Costa Berto defende a dissertação "Universal Windows Application - Apoio à Inspeção".

SPINON Workshop 2018

A platform that brings together renowned scientists and young researchers in the field of molecular magnetism.

Tiago Alexandre Orrico Moucho defende a dissertação "VisuaLeague II - Animated Maps for Performance Analysis in Games".

Rui Pedro Cascalheira Calado defende a dissertação "Auditoria Contínua e os Incidentes de Segurança".

Paulo David Ferreira Antunes defende a dissertação "Monitoring Web Applications for Vulnerability Discovery and Removal Under Attack".

Por André Vizinho (PhD student and project coordinator at CCIAM - cE3c).

O CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, presidido por Filipe Duarte Santos (professor catedrático jubilado do Departamento de Física de Ciências ULisboa), promove a conferência "Recursos Hídricos e Agricultura em cenários