Data Science Seminars

Why analyze biomedical text if we have data?

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: Francisco Couto (LASIGE/DI-FCUL).

Abstract: Our daily quest for knowledge usually starts in a search engine with a text query, not a SQL query. Text is still the main tool that we humans use to communicate and publish our findings and the context in where they were generated. Biomedical data repositories lack the flexibility to fully represent most of our hypotheses, theories, deductions, proofs, assumptions, observations and experimental evaluations that support the stored scientific facts. Moreover, absolute truth is not part of science, so biomedical text is crucial for enabling proper scientific inquiry and interpretation of facts for a particular context. However, text analysis is a tedious and time-consuming task for humans and a hard and prone to error task for machines. This talk will give a brief introduction to how text mining coupled with ontologies can address this challenge, using technologies that range from regular expressions to recent deep learning algorithms, and from natural language processing techniques to semantic similarity. The talk will end with an overview of the most recent contributions made by LASIGE researchers in this topic, namely in named-entity recognition and linking, relation extraction, question and answering, recommender systems, and multilingual international evaluations.

Bio: Francisco M. Couto is currently an associate professor with habilitation at Universidade de Lisboa (Faculty of Sciences) and a researcher at LASIGE. His main research contributions cover several key aspects of bioinformatics and knowledge management, namely in proposing and developing various text mining solutions that explore the semantics encoded in ontologies. Until November 2020, he published 2 books; was co-author of 8 chapters, 52 journal papers (41 Q1 Scimago), and 32 conference papers (10 core A and A*); and was the supervisor of 8 PhD theses and of 45 master theses. He received the Young Engineer Innovation Prize 2004 from the Portuguese Engineers Guild, and an honorable mention in 2017 and the prize in 2018 of the ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) Scientific Prizes.


Zoom

14h30
Departamento de Informática
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.