Mestrado e Doutoramento em Ciência Cognitiva da ULisboa - Palestra de Abertura

The representation of concepts in mind/brain: arguments and evidence for atomism

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

Por Roberto de Almeida (Concordia University, Canada).

Abstract: Meaning has been referred to as the “Holy Grail” of cognitive science—and for centuries its nature has been at the center of controversies in philosophy, linguistics, psychology, and neuroscience.

In this talk I will review the debate around the nature of concepts - i.e., how the mind/brain represents the very units of meaning. Thus far, most accounts of conceptual representation have relied on analyticity. The strategies vary between lexical-semantic decomposition and the postulation of necessary inferences to related concepts, often couched in terms of “distributed representations”. The common assumption is that conceptual content is dependent on more primitive elements such as “features”. I will review psycholinguistic and neuroscience evidence and advances arguments for the only alternative to “feature” (or molecular) theories: lexical-conceptual atomism.

Beyond Fodor’s version of atomism, the version I put forward assumes that conceptual relations - thus the elements that produce effects of feature dependency - come from quasi-logical inferences akin to meaning postulates, though they are not necessary but synthetic. Crucially, inferences are not content-constitutive and do not enter into semantic composition. Despite going against “consensus”, atomism is the only way to avoid content holism.

14h00
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.