Lançamento do Programa ERASMUS+ 21|27

Viana do Castelo
Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do logótipo da Comissão Europeia
Erasmus+ Factsheet

A conferência de lançamento do novo programa Erasmus+ 21|27 decorre em Viana do Castelo, no dia 18 de junho de 2021.


A Comissão Europeia lançou no fim de março o novo programa Erasmus+ 21|27 no qual Portugal pretende reforçar a sua participação, designadamente em termos das seguintes metas

1. triplicar os estudantes em mobilidade até 2027, com mais e melhores acordos institucionais a nível europeu, de uma forma que reforce a evolução das últimas décadas do número de estudantes do Ensino Superior em Portugal em mobilidade (i.e., menos de dois mil e quinhentos estudantes no ano 2000, cinco mil em 2014 e dez mil em 2019/20). Representa o evoluir do nível atual de mobilidade, em que cerca de 10% dos estudantes que terminam o ensino superior têm uma experiência de mobilidade Erasmus, para que esse nível em 2030 atinja cerca de 1/3 dos estudantes que terminam a formação inicial no ensino superior. 

2. promover a efetiva inserção das instituições de Ensino Superior portuguesas, politécnicas e universitárias, públicas e privadas, em Redes Europeias de instituições de ensino superior, reforçando graus conjuntos e processos conjuntos de recrutamento de docentes e investigadores, assim como a mobilidade de docentes e investigadores e uma melhor e mais adequada articulação com atividades de investigação e inovação, assim como com empregadores europeus. 

3. modernizar e reestruturar completamente a atual Agência Erasmus +, de forma a evoluir para uma agência multipolar e em rede com as instituições de ensino superior e escolas secundárias e profissionais, garantindo instalar, até ao final de 2021, polos/delegações em todas as instituições de ensino superior e em muitas escolas secundárias e profissionais, assim como incluir: 

i) a criação de uma rede de mecenas, privados e públicos, com influência na gestão e governança da agência, designadamente ao nível de um Conselho Superior de Estratégia Erasmus; e 

ii) a implementação do Observatório Erasmus, através de um processo permanente de avaliação, monitorização, reporte e discussão pública dos dados nacionais e europeus. 

O Erasmus+ 21|27 foi apresentado formalmente em termos nacionais quarta-feira, dia 14 de abril, mas tratou-se da primeira de um conjunto de sessões de apresentação do novo programa Erasmus+ 2021|27 que conta com um orçamento de mais de 26 mil milhões de euros, complementado com cerca de 2 200 milhões de euros provenientes dos instrumentos externos à União Europeia. 

A nova fase conta com um reforço significativo de financiamento (14 700 milhões de euros foi o financiamento para o período de 2014-2020) pretendendo ser um programa mais inclusivo, digital e sustentável. 

Para além de apoiar projetos de mobilidade para fins de aprendizagem e de cooperação dentro e fora da União Europeia, o Erasmus+ 21|27 capacitará projetos centrados na inclusão e nas transições ecológica e digital, como previsto no Espaço Europeu da Educação, no Pacto Ecológico Europeu e no Plano de Ação para a Educação Digital, e projetos impulsionadores da resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia. 

Lançamento do livro da autoria de David Sobral.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Vinita Damodaran (University of Sussex).

Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-vos?

BioISI Research Seminar, por Cláudia Lobato da Silva (Department of Bioengineering & iBB - Institute for Bioengineering and Biosciences, Instituto Superior Técnico).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Henrique M. Oliveira (Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Seminário Doutoral, por Robin Vassantlal.

Lista de Universidades

Candidaturas até 20 de maio de 2022 (mobilidade no 1.º semestre).

Logótipo do evento

Os cidadãos têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes. No entanto, esta temática continua a ser desconhecida de muitos cidadãos. Neste contexto, a SEI 2022 pretende contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre este tema.

The course provides essential skills and knowledge that enable the participants to develop climate change adaptation strategies.

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências, out2016-mar2017)

Nesta sessão, serão descritos a nova estrutura do Programa Doutoral em Matemática, os cursos oferecidos em 2022/23 e alguns temas de tese propostos, entre outras informações.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Dimitris Bolis (CFCUL/GI2, Projeto INTERSELF).

Colóquio de Matemática, por Léonard Monsaingeon (Ciências ULisboa - GFM).

The main purpose of this course is to present new recent developments in integrated nested Laplace approximation (INLA) that is a method for approximate Bayesian inference.

Título e data do evento, acompanhados de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

No dia 26 de maio, a comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas de 16 a 27 de maio de 2022.

Fotografia de elétrico e diversas informações sobre o evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Fotografias do Estuário do Tejo

Concurso de fotografia no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", com candidaturas de 18 de abril a 31 de maio de 2022.

Fotografia de bando de aves

O National Geographic Summit está finalmente de volta!

Título e data do evento, sobre uma fotografia de um elétrico

The course aims to provide a better understanding of how to use and customize NIMBLE's statistical algorithms.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Título do evento e indicação dos oradores

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada).

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Páginas