Jardins Históricos de Portugal - Memória e Futuro

Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Pormenor da Exposição "Jardins Históricos de Portugal - Memória e Futuro"

Integrada na Lisboa Capital Verde Europeia 2020, a exposição organiza-se em torno de três grandes momentos: Memórias Incompletas, mostrando testemunhos sobre jardins portugueses nos fundos da Biblioteca Nacional; Memórias Reconstruídas, com representações para uma leitura no tempo presente das principais tipologias dos jardins históricos de Portugal - cercas conventuais, santuários, quintas de recreio, jardins botânicos, jardins e parques públicos; e Um Presente Com Futuro, convidando à descoberta das 12 Rotas Turísticas dos Jardins Históricos de Portugal, começando pelo interior do país, depois pelo litoral com os centros urbanos do Grande Porto à Grande Lisboa, e continuando até à Madeira e aos Açores.

A Assessoria Científica e Técnica da Exposição conta com a participação de Ana Duarte Rodrigues (Ciências ULisboa).

Estará patente ao público até ao dia 21 de março de 2021.

Visitas guiadas aos núcleos da exposição

Visita guiada ao núcleo “Os jardins nos fundos da Biblioteca Nacional: Cercas Conventuais” por Ana Duarte Rodrigues, professora do Departamento de História e Filosofia das Ciências, coordenadora do polo da Ciências ULisboa do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e assessora científica deste módulo da exposição.

Visita guiada ao núcleo “Os jardins nos fundos da Biblioteca Nacional: Quintas de Recreio” por Ana Duarte Rodrigues, professora do Departamento de História e Filosofia das Ciências, coordenadora do polo da Ciências ULisboa do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e assessora científica deste módulo da exposição.

Câmara Municipal de Lisboa/Lisboa Capital Verde Europeia 2020 e Associação Portuguesa dos Jardins Históricos com a colaboração e apoio da Biblioteca Nacional de Portugal Patrocínio: BPI

In this course we will provide advanced hands-on training on some of the most used technological tools in field biology.

Inscrições abertas até 6 de junho.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Vinícius Jonas de Aguiar (CFCUL/GI3).

E3 Talk, por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

Título e data do evento, sobre fotografia de paisagem polar

Neste evento, a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que prometem revolucionar o futuro do espaço, dos oceanos e do planeta.

A joint organization between Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy) and Teresa Monteiro Fernandes (CMAFcIO, FCUL, Portugal).

A short course by Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy).

Fotografia do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

Brevemente serão disponibilizados mais 6 cursos, estando já previsto um na área da Biotecnologia Marinha, programado para início de outubro.

Título do evento e representação de átomo

O principal objetivo desta formação é capacitar doutorandos e doutorados de instituições de ensino superior e centros de investigação para os temas de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, permitindo-lhes perceber de que forma podem potenciar ainda mais o impacto gerado pelo

Colóquio de Matemática, por Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, FCUL).

Sessão no âmbito do Lisbon Workshop Series.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Título do evento e fotografia de participantes numa sessão

O prazo de submissão de resumos termina no dia 30 de abril.

Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível.

Título do evento e fotografia de dois estudantes

Candidaturas para estudantes regulares da ULisboa até 28 de março de 2023.

Título do evento e fotografia de utilizador de computador

Curso com candidaturas a decorrer.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 10.ª edição decorrem até 30 de junho de 2023.

Título/data do evento, logótipo da Rede MAR e fotografia do mar

Applications from 01 June to 15 June 2023.

As candidaturas estão abertas até 26 de maio de 2023.

Logótipo do programa, sobre um fundo amarelo

Inscrições para Monitores até 31 de maio.

Título da iniciativa e fotografia do espaço

The program involves developing a research or science communication project under the supervision of researchers and science communicators from the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA). Two science communication workshops and a final seminar, in which the work developed is presented, are also part of the program.

Logótipo do CFTC, título e datas dos estágios

Three-weeks working on a project with a Researcher as a Supervisor, along with other workshops and activities - open to BSc or MSc students in Physics, Engineering Physics, Biomedical Engineering or other related fields.​

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

Ação de formação para docentes, por Carlos Seco.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.