Ações de formação em Química

À descoberta da Química no laboratório: composição e equilíbrio químico

FCUL, Lisboa
Ações de formação em Química

Ação de Formação CCPFC/ACC - 90348/17 - 25h / 1 crédito. Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510.

Formadores: Fernando SantosMargarida MeirelesMaria da Soledade SantosMaria Estrela JorgeMaria Luísa MoitaSusana Santos

Custo : 100 euros cada
Horário: 2 sessões semanais de 3 h cada, à 3.ª e 5.ª feira, das 17h30 às 20h30
Formação: 18 de junho a 23 de julho de 2019
Inscrições: 17 de abril a 30 de abril de 2019

Candidaturas online: 01 de fevereiro a 31 de março de 2019

Para informações adicionais, poderá contactar afpdqb@ciencias.ulisboa.pt ou qualquer um dos docentes coordenadores das Ações de Formação.

Mais informações sobre o programa

As Ações de Formação propostas pelo Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (entidade 536 da CCPFC) visam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências laboratoriais cruciais ao bom desempenho docente.

De acordo com os novos programas e as orientações curriculares para o Ensino Básico e Secundário na área das Ciências Físicas e Naturais as ações a desenvolver têm em consideração os novos desafios e paradigmas emergentes nos vários ramos da Química e nas interações desta com as outras Ciências, a sua pertinência educativa e o seu importante papel na formação para a literacia científica, fundamental para o exercício pleno da cidadania.

Procurando corresponder às necessidades de formação contínua de professores (Grupo 510), e tendo em conta os novos currículos dos Ensinos Básico e Secundário, o Departamento de Química e Bioquímica da FCUL tem vindo a realizar diversas ações de formação desde 2008.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

Mar

Projeto EEA Grants Portugal quer atrair jovens portugueses para carreiras ligadas ao Mar.

Solid Earth Seminar, por Patrícia Jordão (Instituto Dom Luiz, Portugal).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.