Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

Practical astrology in the early 11th-century Byzantium

Videoconferência

Por Levente László (Eötvös University).

MS Paris, BnF, gr. 2506 and other related manuscripts preserve a handful of horoscopes from the late 10th-century / early 11th-century Byzantium. These nativities, solar returns, and inceptions, which have not yet received a complete critical edition, were apparently devised by one anonymous astrologer, who exhibited a profound knowledge of his predecessors’ doctrines and advanced predictive techniques. The present talk is a summary analysis of these predictive techniques, some of which are not known to have been exemplified elsewhere.

Levente László is a classicist with a current research interest in the history of astrology. He received his PhD in 2023 with a dissertation on Hellenistic inceptional astrology and the horoscopes of the emperor Zeno’s anonymous astrologer. An independent scholar and a translator of Hellenistic and Byzantine astrological texts, he has published on the textual history of various Hellenistic astrological works.

Transmissão via Zoom.

Cartaz do evento

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.