Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Ir para Marte

Os desafios tecnológicos e fisiológicos que será necessário ultrapassar nesta pioneira viagem, na estadia e no regresso

Centro Cultural de Belém, Lisboa
Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Rui Agostinho (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Fevereiro (DBV/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ITQB-NOVA).

Deixar a Terra e viajar até Marte irá comportar inúmeros desafios tecnológicos e fisiológicos, entre outros. O que é indispensável para a viagem? E como poderemos regressar a casa, ao planeta Terra?

Moderação a cargo da jornalista Teresa Firmino (Público).


As razões para enviar missões tripuladas a Marte e os desafios que elas colocam serão tema para um ciclo de conversas com investigadores, coproduzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e o Centro Cultural de Belém.

Após décadas de sucessos, fracassos e muita determinação, o sonho de ter os pés bem assentes em Marte é uma ficção cada vez mais real. MARTE 2030 é um ciclo de quatro conversas em interação com o público em que investigadores vão falar sobre a possibilidade de vivermos no planeta vermelho. É uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA) e do Centro Cultural de Belém (CCB).

As sessões terão lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019. As conversas serão temáticas, cobrindo o leque de questões que se levantam quando consideramos deixar o nosso planeta de origem e testar a resistência humana numa viagem tão longa, tão longe como nunca antes, e a um ambiente tão inóspito como Marte.

Cada sessão junta dois investigadores convidados que irão responder a perguntas colocadas pelo público e moderadas por conhecidos jornalistas de ciência. Às conversas seguem-se observações astronómicas com telescópios, caso as condições meteorológicas o permitam.

O ciclo Marte 2030 decorre sempre a um sábado, entre as 21h00 e as 23h00, na Sala Luís de Freitas Branco, no CCB. Serão cobradas entradas de valor simbólico (€ 2,5) para cobrir os custos de utilização do espaço, com uma opção ainda mais económica por sessão no caso da aquisição do bilhete para o ciclo completo (€ 8).

21h00-23h00

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Ferreira (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

WiP Talks, por Blanca Luque (CFCUL/Ciências; Univ. Sevilha).

O evento, de participação gratuita (mediante inscrição prévia), assinala o encerramento e a sinergia de dois projetos cofinanciados pelo EEA Grants, com atuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Esta ciência fascinante dedica-se ao estudo, proteção e preservação das grutas, verdadeiros testemunhos inalterados da Natureza. A Espeleologia estabelece laços estreitos com diversas áreas do conhecimento, como a Geologia, Biologia, Arqueologia, Geografia, Geofísica, entre outras.

Título da exposição, logótipos das entidades envolvidas e fotografia de ave marinha, em pleno voo

A inauguração da exposição terá lugar no dia 20 de março, pelas 16h30.

Data/local da Futurália e respetivo logótipo

Ciências vai estar presente, uma vez mais, no stand da Universidade de Lisboa.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Carlota Andrés (LIP).

Earth Systems Seminar, por Hugo Matias (CoLAB NET4CO2).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por M. Luísa Sousa (CIUHCT, DCSA FCT NOVA).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pietro Vischia (Ramón y Cajal Senior Researcher, Universidad de Oviedo).

BioISI Research Seminar, por Jorge Marques da Silva (BioISI - Ciências ULisboa).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Hi-Phi Seminar, por Cristina Villegas (CFCUL) e Hugo Soares (CIUHCT).

Título do evento

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se às comemorações do Dia Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Poesia, com um programa de atividades gratuitas no dia 21 de março.

Mathematical Logic Seminar, por Albert Visser (Utrecht University).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do programa e pormenor de comboio

Pronto para embarcar numa mobilidade sustentável e numa aventura multicultural?

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Visita guiada pela autora da exposição, Inez Wijnhorst, e o seu curador, Pedro Freitas (CIUHCT), apresentando duas visões - a artística e a matemática - que se complementam.

Título/data/local do evento "EU Missions Ignite: Preparing for the Road Ahead" e logótipos da Comissão Europeia/ANI

O evento visa mobilizar atores nacionais nas missões europeias do Horizonte Europa que contribuem para o Pacto Ecológico Europeu.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

Título do programa, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas até 31 de março.

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Logótipos do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores e da Fundação da Juventude

Candidaturas até 15 de abril.

Páginas