GROW Observatory: Citizens and Open Data for Climate Action

Impact Hub Lisboa
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

The GROW Observatory is one of four Citizen Observatories funded by the European Commission in the framework of the Horizon 2020 research and innovation programme and is led by a consortium of 18 partner organisations.

The GROW Observatory, in collaboration with the Faculty of Sciences of the University of Lisbon and the Impact Hub Lisbon, is engaging local stakeholders to an evening of information, discussion and networking, reconnecting citizens to science, and science to policy.

This public event features presentations by international speakers followed by an open discussion, as well as a showcase of GROW learning resources and data services. An informal reception will enable participants to interact with international guests and the Impact Hub community.

Please register here.

19h00-21h00

Ciclo de concertos comentados "O Tempo na Música e na Ciência", com a participação de Sara Magalhães (Ciências ULisboa).

Imagem ilustrativa do evento

Venha celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica no MUHNAC, este ano com um programa exclusivamente online!

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações e logótipos das entidades organizadoras

Para celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica, o IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o PNL2027 - Plano Nacional de Leitura 2017-2027 e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva juntaram-se para levar a astronomia a todo o país.

Logótipo da iniciativa, sobre um fundo branco

A participação de Ciências ULisboa incidirá nas áreas de potencial interesse expresso por parte dos destinatários indianos, tais como as Ciências da Computação e as Ciências Naturais.

Por Francisco C. Santos (Departamento de Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico).

Seminário de Pós-Graduação por Sofia Lopes Mendes.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Imagem ilustrativa do evento

Sob o mote “Saúde - de Portugal para o Mundo", a conferência vem reforçar a centralidade da Saúde na recuperação e no desenvolvimento do País.

Fotografia de docente

O Workshop foi concebido especificamente para explorar o módulo de criação de testes online, utilizando a plataforma Moodle.

Formadores: João Piedade e Nuno Dorotea

Nematic liquid crystals have been known for more than a century, but it was not until the 60s-70s that, with the development of room temperature nematic liquid crystals, they became widely used in applications. Polar nematic phases have been long-time predicted, but have only been experimentally realized recently.

Speaker: Jean-Francois Babadjian (Université Paris Saclay).

Speaker: Marco Caroccia (Università degli studi di Roma Tor Vergata).

Imagem ilustrativa do evento

It’s time to celebrate BioISI great science achievements in the past year!

Por Filipe Bernardo (IERS GBA/cE3c; Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

No mar, o som viaja muito mais longe do que a luz. Por isso, muitos animais utilizam o som para diferentes tarefas quotidianas. Será que consegues descobrir a fonte sonora marinha que está do outro lado do telefone?

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Vídeo de apresentação do projeto Tacit: Células Solares Tandem com base em silício cristalino melhoradas opticamente, dos investigadores do grupo de Transição Energética do IDL David Pera e José Almeida Silva.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Terás 10 perguntas de escolha múltipla distribuídas por três níveis de dificuldade: iniciante, intermédio e avançado. Responde e vê até onde chega o teu conhecimento! Saberás se acertaste cada vez que escolheres uma resposta.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Conjunto de 5 pequenos vídeos mostrando e explicando as características e origens das paisagens do Oeste.

Oeste

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Mesa redonda online para em que se pretende discutir e analisar a importância do registo fóssil de dinossáurios de Portugal e o valor científico, socioeconómico e sociocultural deste recurso paleontológico.

Capa do livro

A sessão de lançamento decorre no dia 27 de novembro, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.