Comemorações do Dia do Microrganismo

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

A Sociedade Portuguesa de Microbiologia, a Ordem dos Biólogos, a Agência Ciência Viva e a Comissão Nacional da UNESCO propõem, pela primeira vez, a instituição do Dia do Microrganismo a 17 de setembro. O dia escolhido corresponde à data (do ano de 1683) de uma das cartas enviadas à Royal Society of London por Anton van Leeuwenhoek, onde descreve rigorosamente a primeira observação, devidamente ilustrada com desenhos, de bactérias vivas presentes na placa dentária.

A proposta de lançamento deste dia é acompanhada com um conjunto de atividades a ocorrer no Pavilhão do Conhecimento, das 11h00 às 19h00, com entrada livre.

As atividades incluem performances, mostras interativas, workshops, instalações, projeções e outras.

Porquê esta proposta?
Viver no século XXI é ter o privilégio de olhar à volta e perceber que o mundo é muito mais do que se vê! No entanto, há um mundo invisível formado por uma multidão de microrganismos que é o nosso suporte de vida. Uma multidão da qual dependemos! Descobrir, reconhecer e explorar a importância dos microrganismos é um longo caminho que não é apreciado por todos.
O conhecimento dos microrganismos está muito associado a doenças infeciosas, mas nem todos são maus e patogénicos. Pelo contrário, há muita diversidade, da ordem dos milhares de milhão, por conhecer e identificar. São uma multidão espalhada por todos os habitats e o estudo biológico e ecológico está longe de estar completo.
E se é importante compreender e alertar para o perigo das infeções, é igualmente útil mostrar que a base da vida são estes microrganismos, que estabelecem interações complexas com diferentes organismos vivos, desde plantas a animais, Homem incluído, contribuindo  para a sustentabilidade da vida na Terra.
O estudo dos microrganismos é crucial para a compreensão dos mecanismos fundamentais da vida e sua evolução. Os microrganismos (fábricas celulares) são essenciais para a resolução dos problemas mais prementes da sociedade em direção a uma Bioeconomia, considerada prioritária para a Europa. Esta atividade económica, que assenta no uso de recursos renováveis é, por essência, uma economia circular pois, idealmente, todos os elementos usados na criação de um produto são reutilizados ou reciclados. Permite ainda reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Como se enquadra?
A proposta de lançamento de um dia do microrganismo tem o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e o apoio da SPECO (Sociedade Portuguesa de Ecologia) e está inserido na Década da Biodiversidade.

11h00-19h00

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por João Lin Yun (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

A iniciativa pretende perpetuar a fluidez do conhecimento na comunidade da Faculdade de Ciências, bem como reter o interesse dos alunos nos eventos de divulgação científica.

Por Jafar Adibi (Talkdesk - Head of Data Science and AI).

Por Pedro Miranda (FCUL).

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

Por Muhammad Ali Khan (FCUP).

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

Apply now for activities assisting start-ups and SMEs.

A Jerónimo Martins estará presente na FCUL com o evento “Kick Start Your Morning, Kick Start Your Future”.

Por Alice Soares (Scientific Officer, Data Processing and Forecasting Systems, Weather and Disaster Risk Reduction Services Department, World Meteorological Organization).

Por Pedro Moura (CMAF-CIO, Ciências – ULisboa).

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

Por Daniel Barlet (Inst. Élie Cartan, Lorraine).

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Sessão dirigida aos alunos finalistas de qualquer ciclo de estudos da FCUL.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

As provas, requeridas por Filipe Medeiros Rosas, decorrem nos dias 08 e 09 de março de 2018.