
Com este curso pretende-se contribuir para a atualização e aprofundamento de conhecimentos nas vertentes teóricas (dirigida ao “saber”) e prática (orientada ao “saber fazer”), bem como para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores do Ensino Básico (3.º Ciclo) e Secundário. São objetivos deste módulo:
- Fornecer aos professores as ferramentas necessárias e fundamentais (teóricas e práticas) para uma melhor lecionação dos diferentes aspetos dos recursos hídricos subterrâneos que constam nos planos de estudo dos ensinos básico e secundário;
- Sensibilizar os formandos para a construção de modelos que permitam a representação e o estudo de sistemas hidrogeológicos e das suas transformações;
- Apoiar os professores na promoção junto dos seus alunos da curiosidade para o estudo dos recursos hídricos, nomeadamente os subterrâneos, promovendo a conscientização sobre a preservação da água.
O curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.
Candidaturas até 17 de junho de 2025