Seminário

Diffractive Physics with Forward Proton Tagging at the LHC

LIP, Av. Prof. Gama Pinto, Lisboa

Por Maciej Trzebinski (Polish Academy of Sciences).

Diffraction has always been an important part of the studies performed in the experiments involving hadron interactions. This is true also for the LHC, where a large community works on both theoretical and experimental aspects of possible diffractive measurements. I will start with a brief introduction to the diffractive physics, including the properties of the Pomeron. Next, some flagship soft (elastic scattering, single, double and central diffracion) and hard (single diffractive and double Pomeron exchange production of dijets, photon+jet, jet-gap-jet and W/Z bosons) processes will be discussed. I will also mention a special case: the exclusive events. Then, the special devices used for the scattered proton measurement - the forward detectors - will be described. Finally, I will list the special LHC runs, taken during Run 1 and Run 2, and devoted for diffractive measurements.

11h30
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

"Por caminhos de pedra solta", "Os homens não tapam as orelhas" e "A Professora" são os nomes dos mais recentes livros do Professor Galopim de Carvalho, editados pela Âncora Editores, que serão apresentados no próximo dia 18 de dezembro, no MUHNAC.

Título "19 Escolas / Ajudas" e conjunto de luzes de Natal

Entre 09 e 19 de dezembro, a Universidade de Lisboa promove a Campanha de Natal Solidária em apoio à Associação SOL, que presta cuidados a crianças e jovens que vivem com VIH/SIDA.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.