IAstro Júnior

Mistérios das Galáxias

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
IA / Visão Júnior

Qual a maior galáxia do Universo? Como se formaram as primeiras galáxias? E a primeira geração de estrelas? Como nascem as estrelas e os planetas que constituem as galáxias? Por que razão os grandes telescópios são instalados no topo de grandes montanhas?

Será em Lisboa a próxima sessão IAstro Júnior, uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos.

Os investigadores Iris Breda, Fernando Buitrago e Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e da Universidade do Porto, vão falar do conhecimento atual sobre galáxias, partilhar com os jovens as perguntas para as quais ainda procuram resposta, e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.

São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Os participantes podem igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu website.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.


Os investigadores:

Iris Breda
O meu nome é Iris Breda. Estudei Engenharia do Ambiente em Aveiro e fiz o Mestrado em Astronomia na Universidade do Porto. Estou agora no meu último ano de doutoramento a trabalhar como investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A minha área de investigação é, especialmente, o estudo do bojo das galáxias espirais. Em criança adorava olhar o céu e ler ficção científica. As imagens do telescópio Hubble davam-me arrepios! Hoje estudo-as e não podia ser mais feliz por isso!

Fernando Buitrago
O meu nome é Fernando Buitrago. Sou espanhol e estudo as maiores galáxias do Universo. Estudei nos telescópios das Ilhas Canárias, e depois estive vários anos no Reino Unido antes vir para Lisboa, para o IA. A minha primeira lembrança da Astronomia é de quando tinha nove anos, e descobri o verdadeiro tamanho dos planetas, e quão pequena é a nossa Terra. Não conseguia parar de ler livros sobre isto! E também sobre dinossauros!

Alexandre Cabral
Chamo-me Alexandre Cabral e estudei Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tirei a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento. Durante os estudos apaixonei-me pela luz e por todos os fenómenos que a rodeiam. Hoje, para além de ensinar, faço investigação e ajudo a construir instrumentos astronómicos. Estes instrumentos permitem-nos olhar para o céu, analisar a luz que nos chega e perceber melhor este Universo que habitamos. Construir sempre foi o meu passatempo favorito … Quando era pequeno os LEGOS … Agora, mais crescido, os instrumentos astronómicos.

17h30

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.