O sono é essencial, não só a um estado otimizado de vigília e performance mas também à sobrevivência. Não é possível resistir-lhe por muito tempo e, desafiar esta verdade, tem um custo elevado, com impacto ao nível cognitivo, metabólico e imuno-inflamatório. No entanto, a privação de sono é um hábito praticamente universal na sociedade atual. A perturbação do ciclo sono-vigília associa-se a uma maior prevalência de doença cardiovascular, endócrino-metabólica e cancro, com aumento da taxa de mortalidade por qualquer causa e mortalidade especifica, sobretudo relacionada com acidentes de viação e com eventos cardiovasculares fatais. Da molécula e comunicação celular, à orquestração fisiológica comandada pelo relógio biológico, existem vias extraordinariamente complexas, mas competentes, na manutenção de um equilíbrio que se deseja estável, e que favorece a memória e capacidade de aprendizagem, a performance física e psíquica, a resistência imunitária e a proteção contra a doença em geral. A análise do que se pressupõe ser um sono adequado ("o bom"), com as suas variantes culturais e intrínsecas, abrirá caminho à compreensão de padrões inadequados e de hábitos nocivos ("o mau"), que são comuns e influenciam a saúde individual e coletiva da população. Serão também revistas alterações do sono que resultam de patologia intrínseca e extrínseca e cujo conhecimento é vantajoso, não só para uma consciencialização e para uma abordagem terapêutica eficaz, mas também para o desenvolvimento de uma atitude preventiva absolutamente necessária face ao risco real no contexto da saúde pública.
Resumo Curricular de Miguel Meira e Cruz
Médico Dentista, Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa, Somnologista - Especialista Europeu em Medicina do Sono.
Investigador do Grupo de Função Autonómica Cardiovascular no Centro Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono e Coordenador da Pós Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
Miguel Meira e Cruz é autor e co autor de diversos de manuais e artigos científicos internacionais na área da fisiologia e medicina do sono.