Conferências CIUHCT - Jaume Sastre-Juan (CIUHCT)

Museus, tecnologia e poder: a política da musealização da tecnologia no Sul da Europa (1929-1986)

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências e da Tecnologia organizado anualmente pelo CIUHCT. Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso. As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Resumo: A musealização da tecnologia nunca é politicamente neutra. Os museus de ciência e tecnologia são espaços nos quais se constroem e negoceiam relações de poder. Nas últimas décadas, a história da tecnologia e os museum studies têm abordado a política da musealização da tecnologia em termos da produção e reprodução de hegemonia cultural, assim como de identidades nacionais e sócio-profissionais. Há uma literatura considerável sobre a política da musealização da ciência e da tecnologia na Europa Central e nos Estados Unidos, mas precisamos de estudos de caso geograficamente mais heterogéneos para construir uma imagem verdadeiramente global da emergência e das transformações dos museus de ciência e tecnologia enquanto forma cultural. Partindo duma exposição das bases teóricas e historiográficas que guiaram a minha pesquisa de doutoramento sobre a política da musealização da tecnologia no New York Museum of Science and Industry (1912-1951), neste seminário apresento as principais linhas de investigação futura do projecto de pós-doutoramento ‘Museus, tecnologia e poder: a política da musealização da tecnologia no Sul da Europa (1929-1986)’. O projecto foca-se em dois períodos temporais específicos (o período entre guerras e as décadas de 1970 e 1980) e quatro casos de estudo de museus em Portugal (Coimbra), Espanha (Barcelona e Madrid), Itália (Milão) e Grécia (Tessalónica), oferecendo uma atenção particular à interação entre identidade nacional, ideologias políticas e discursos sobre a tecnologia. Algumas das perguntas a que tentarei responder com o desenvolvimento deste projecto são: Por que é que no período entre guerras não foram institucionalizados museus de ciência e tecnologia no Sul da Europa? Qual é a ligação entre as mudanças de regime político em Portugal, Espanha e Grécia e o impulso dado à criação de museus nacionais de ciência e tecnologia na década de 1970?

Pequena Bio (EN): Jaume Sastre-Juan is a post-doc researcher at the CIUHCT. His main research interests within the history of technology are the politics of display in science and technology museums and the politics of technological fun in “interactive” museums and amusement parks. He holds a degree in philosophy from the Universitat de Barcelona (2005) and a PhD in history of science from the Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), with a dissertation on the politics of display at the New York Museum of Science and Industry (1912-1951). He has taught history of science and technology as an adjunct lecturer at the Universitat de Barcelona and the Universitat Oberta de Catalunya (2012-2015).

18h00-20h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Mini-Course, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Lisbon AI Seminar, por Klaus Gärtner (CFCUL/RG2).

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Candidaturas até 19 de junho.

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.

Páginas