Conferências CIUHCT - Jaume Sastre-Juan (CIUHCT)

Museus, tecnologia e poder: a política da musealização da tecnologia no Sul da Europa (1929-1986)

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências e da Tecnologia organizado anualmente pelo CIUHCT. Os oradores são convidados a apresentar trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso. As conferências são abertas ao público e têm a duração aproximada de 45 minutos, seguidas de discussão. A maioria das conferências é em português embora no caso de oradores estrangeiros possam ser proferidas em inglês.

Resumo: A musealização da tecnologia nunca é politicamente neutra. Os museus de ciência e tecnologia são espaços nos quais se constroem e negoceiam relações de poder. Nas últimas décadas, a história da tecnologia e os museum studies têm abordado a política da musealização da tecnologia em termos da produção e reprodução de hegemonia cultural, assim como de identidades nacionais e sócio-profissionais. Há uma literatura considerável sobre a política da musealização da ciência e da tecnologia na Europa Central e nos Estados Unidos, mas precisamos de estudos de caso geograficamente mais heterogéneos para construir uma imagem verdadeiramente global da emergência e das transformações dos museus de ciência e tecnologia enquanto forma cultural. Partindo duma exposição das bases teóricas e historiográficas que guiaram a minha pesquisa de doutoramento sobre a política da musealização da tecnologia no New York Museum of Science and Industry (1912-1951), neste seminário apresento as principais linhas de investigação futura do projecto de pós-doutoramento ‘Museus, tecnologia e poder: a política da musealização da tecnologia no Sul da Europa (1929-1986)’. O projecto foca-se em dois períodos temporais específicos (o período entre guerras e as décadas de 1970 e 1980) e quatro casos de estudo de museus em Portugal (Coimbra), Espanha (Barcelona e Madrid), Itália (Milão) e Grécia (Tessalónica), oferecendo uma atenção particular à interação entre identidade nacional, ideologias políticas e discursos sobre a tecnologia. Algumas das perguntas a que tentarei responder com o desenvolvimento deste projecto são: Por que é que no período entre guerras não foram institucionalizados museus de ciência e tecnologia no Sul da Europa? Qual é a ligação entre as mudanças de regime político em Portugal, Espanha e Grécia e o impulso dado à criação de museus nacionais de ciência e tecnologia na década de 1970?

Pequena Bio (EN): Jaume Sastre-Juan is a post-doc researcher at the CIUHCT. His main research interests within the history of technology are the politics of display in science and technology museums and the politics of technological fun in “interactive” museums and amusement parks. He holds a degree in philosophy from the Universitat de Barcelona (2005) and a PhD in history of science from the Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), with a dissertation on the politics of display at the New York Museum of Science and Industry (1912-1951). He has taught history of science and technology as an adjunct lecturer at the Universitat de Barcelona and the Universitat Oberta de Catalunya (2012-2015).

18h00-20h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Colóquio de Matemática, por Carlos André (Departamento de Matemática | Ciências ULisboa e CEAFEL-Ciências - Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Understanding plant water relations at several scales under climate change is the theme of the XV Portuguese-Spanish Water relations Symposium: “Water relations under climate change: from genes to ecosystem”.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Martin Gansten (Lund University e Umeå University).

Logótipos ERC e EIC

A sessão visa apresentar os programas ERC e EIC e as potenciais sinergias que podem ser estabelecidas entre ambos.

Fotografia de candidatos, acompanhada do título "M23 2022|2023"

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

In this course, we promote a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Neste encontro, vamos descobrir as potencialidades da utilização do Jamboard - um quadro branco digital gratuito da Google - em trabalhos colaborativos.

Nesta formação, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.

Nesta formação, iremos abordar as diferentes etapas do processo de planificação de unidades curriculares e refletir conjuntamente em boas práticas sustentadas pela investigação.

Fotografia de placa de identificação de zona de plantação de vinha

Candidaturas até 28 de fevereiro de 2022.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

O evento pretende juntar técnicos, investigadores, estudantes, produtores, industriais e demais agentes da fileira, contribuindo para a atualização de dados sobre o setor e a partilha de conhecimentos sobre as potencialidades da flora portuguesa, para além, das condições edafoclimáticas nacionais que potenciam produtos de elevada qualidade.

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Scientists, as the main actors in the production of scientific knowledge, have the responsibility of having an active voice in communicating this knowledge – and that can be achieved for example by a conscious use of the communication tools at their disposal and a better articulation with journalists, among other means.

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. It also includes an introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

The course provides essential skills and knowledge that enable the participants to develop climate change adaptation strategies.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software. These will include all steps of a research project, from the optimal sampling of communities to process inference from large-scale patterns of taxon, phylogenetic and functional diversity.

This course aims to walk through the grounds of modern botany studies, covering subjects that have been excluded from most academic curricula.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.