Seminário

Training deep neural density estimators to identify mechanistic models in science

Transmissão através de Videoconferência

Por Pedro Gonçalves (University of Tübingen).

Mechanistic modeling aims to explain observed phenomena in terms of underlying causes. However, determining which model parameters agree with complex and stochastic data presents a significant challenge. We address this challenge with a machine learning tool which uses deep neural density estimators - trained using model simulations - to carry out Bayesian inference and retrieve the full space of parameters compatible with empirical measurements.

I will explain how our approach can be used to perform parameter estimation in general simulation-based models, and demonstrate its power on several challenging neuroscience problems, from the retrieval of complex input-output functions of biophysically-detailed single neurons to the characterisation of mechanisms of compensation for perturbations in neural circuits.

Transmissão via Zoom.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.