Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Encontro Nacional sobre Investigação em Alterações Climáticas

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa
Fotografia do pôr-do-sol, num dia quente na cidade de Lisboa
Octávio Pinto

Portugal, e Lisboa em particular, é uma região climaticamente determinada pela forte influência do Mediterrâneo e do Atlântico, e é considerada como uma das mais vulneráveis às Alterações Climáticas. O aquecimento global constitui o maior desafio que a humanidade enfrenta nestas próximas décadas, da escala global à local.

Uma das principais ambições da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 consiste na ação climática regional e local para, por um lado, diminuir as emissões de gases de estufa associadas às atividades urbanas e, por outro lado, adaptar e preparar a cidade para os principais impactos esperados.

Para se atingir estes objetivos é fundamental colocar em diálogo os investigadores e a sociedade, dos atores económicos aos decisores políticos. O presente seminário, realizado no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, pretende precisamente reunir e disseminar a investigação de excelência sobre Alterações Climáticas produzida pelas unidades de investigação nacionais.

O evento, coorganizado por Ciências ULisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, integra mesas redondas abrangendo tópicos tão diversos como a modelação climática e os impactos sectoriais (ecossistemas, economia, decisão política global e local). Decorre no Grande Auditório de Ciências ULisboa, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020.

Para além do debate nas sessões temáticas, a participação no evento está aberta a toda a comunidade científica que poderá apresentar os resultados da sua investigação sob a forma de póster. Pode consultar aqui a lista de posters aceites no Encontro.

O programa pode ser consultado aqui

Assista através do do canal Youtube aos dois dias do encontro:
Dia 17 ver aqui.
Dia 18 ver aqui.

Fotografias do evento disponíveis aqui.

Informações úteis: Sugestões de almoço | Wifi: Utilizador: eniac2020@fc.ul.ptPalavra-passe: Ciencias20

Inscrições encerradas. (O acesso ao evento só será permitido às pessoas que fizeram a inscrição.)

Logótipos: FCUL, IDL e CML

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Halim Kusumaatmaja.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

Sessão da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa, por Maria Ivette Gomes (Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations, por Charles Collot (Cergy Paris Université).

Geometry Webinar, por André Oliveira (CMUP).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com a participação de vários Professores e Investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Webinar, por Fernando Ferreira (Universidade de Lisboa - CMAFcIO).

This course is conceived to give an integrated view of the living component of soils, and its key role on ecosystem functions and processes.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento, por André Gonçalo Azevedo Pedro.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras informações importantes

Evento no âmbito da iniciativa Building the Future.

Sessão de esclarecimento e divulgação da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT.

Título da iniciativa, sobre uma imagem estilizada de Lisboa (Praça do Comércio)

Candidaturas a decorrer até 30 de janeiro de 2021.

Sessão de esclarecimento e divulgação das Bolsas do Programa Fulbright para Estudantes e Professores Portugueses.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização

Evento final do projeto europeu PROSEU - PROSumers of the Energy Union: mainstreaming active participation of citizens in the energy transition.

Fotografia de pessoas, acompanhada do título da iniciativa

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

This course promotes a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Imagem ilustrativa da iniciativa (ameaças à vida marinha)

O projeto visa apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos - candidaturas até 15 de fevereiro de 2021.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá.

Geometry Webinar, por Thomas Krämer (Humboldt Universität zu Berlin).

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expectativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto.

Imagem ilustrativa do prémio

Um prémio dirigido aos jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico, com candidaturas entre 01 e 28 de fevereiro de 2021.