Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Encontro Nacional sobre Investigação em Alterações Climáticas

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa
Fotografia do pôr-do-sol, num dia quente na cidade de Lisboa
Octávio Pinto

Portugal, e Lisboa em particular, é uma região climaticamente determinada pela forte influência do Mediterrâneo e do Atlântico, e é considerada como uma das mais vulneráveis às Alterações Climáticas. O aquecimento global constitui o maior desafio que a humanidade enfrenta nestas próximas décadas, da escala global à local.

Uma das principais ambições da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 consiste na ação climática regional e local para, por um lado, diminuir as emissões de gases de estufa associadas às atividades urbanas e, por outro lado, adaptar e preparar a cidade para os principais impactos esperados.

Para se atingir estes objetivos é fundamental colocar em diálogo os investigadores e a sociedade, dos atores económicos aos decisores políticos. O presente seminário, realizado no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, pretende precisamente reunir e disseminar a investigação de excelência sobre Alterações Climáticas produzida pelas unidades de investigação nacionais.

O evento, coorganizado por Ciências ULisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, integra mesas redondas abrangendo tópicos tão diversos como a modelação climática e os impactos sectoriais (ecossistemas, economia, decisão política global e local). Decorre no Grande Auditório de Ciências ULisboa, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020.

Para além do debate nas sessões temáticas, a participação no evento está aberta a toda a comunidade científica que poderá apresentar os resultados da sua investigação sob a forma de póster. Pode consultar aqui a lista de posters aceites no Encontro.

O programa pode ser consultado aqui

Assista através do do canal Youtube aos dois dias do encontro:
Dia 17 ver aqui.
Dia 18 ver aqui.

Informações úteis: Sugestões de almoço | Wifi: Utilizador: eniac2020@fc.ul.ptPalavra-passe: Ciencias20

Inscrições encerradas. (O acesso ao evento só será permitido às pessoas que fizeram a inscrição.)

Logótipos: FCUL, IDL e CML

Por Ana Cristina Oliveira (Atractor, Univ. Porto).

Diogo Batista Barros defende a dissertação "Ciclicidade numa tendência geral regressiva - uma abordagem integrada a uma sucessão marinha rasa do Jurássico Superior a Norte de São Martinho do Porto (Bacia Lusitânica)".

Júri:

Fires can have severe impacts on water quality. Fires disturb vegetation cover, create an ash layer rich in potential contaminants, and increase contaminant mobilisation by enhancing runoff and erosion.

Uma oficina sobre dispositivos de queima eficiente de lenha, mais conhecidos como Rocket Stove, com a oportunidade de aprender sobre o processo de design destes aparelhos e a matemática envolvida.

Francisco Quintas Nunes defende a dissertação "Isoeugenol monooxygenase characterization and whole-cell bioconversion systems towards vanillin production from plantderived precursor isoeugenol".

Orador: James Kennedy (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Imagens alusivas às exposições

Ciclo de conferências associadas às exposições The Eagle has Landed e

Speaker: Vladimir Konotop (Faculty of Sciences, University of Lisbon).

Ana Teresa Dias dos Santos Marques defende a tese "Effects of anthropogenic infrastructures on the spatial ecology of raptors and bustards".

Imagem de um mapa antigo

Global History is at the core of some the most recent and stimulating historiographical discussions.

Fotografia de uma floresta após um incêndio

Decorrem até 20 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais - 2019".

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Título do evento, sobre uma fotografia de um incêndio florestal

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente.

Sofia Raquel Néné Galego defende a dissertação "Breast cancer brain metastasization: new players and potential biomarkers".

Os céus divididos: o debate sobre as técnicas de divisão das casas celestes

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Logótipos da Deloitte e do Programa SISE, sobre um fundo escuro

O SISE é a oportunidade para pessoas com background em engenharias “não informáticas” desenvolverem as competências técnicas necessárias para iniciarem uma carreira em Consultoria Tecnológica na Deloitte. Mais detalhes sobre o programa seguem em anexo.

Speaker: Riccardo Scala (Università degli Studi di Siena).

Ciclo de seminários no âmbito da disciplina de "Seminário".

15h15-16h05 Luís Sanchez, DMFCUL: Some arguments of topological nature with applications in Nonlinear Analysis.

Speaker: Csaba Schneider (Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais).

Neste evento, de cariz interdisciplinar, serão abordados os impactos das alterações climáticas nos recursos marinhos, bem como a identificação de medidas de adaptação para os diferentes setores produtivos.

Imagem incluindo a designação do concurso, sobre um fundo de cor terracota

Decorrem de 30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Estímulo ao Emprego Científico Individual" (3.ª Edição).