Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Encontro Nacional sobre Investigação em Alterações Climáticas

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa
Fotografia do pôr-do-sol, num dia quente na cidade de Lisboa
Octávio Pinto

Portugal, e Lisboa em particular, é uma região climaticamente determinada pela forte influência do Mediterrâneo e do Atlântico, e é considerada como uma das mais vulneráveis às Alterações Climáticas. O aquecimento global constitui o maior desafio que a humanidade enfrenta nestas próximas décadas, da escala global à local.

Uma das principais ambições da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 consiste na ação climática regional e local para, por um lado, diminuir as emissões de gases de estufa associadas às atividades urbanas e, por outro lado, adaptar e preparar a cidade para os principais impactos esperados.

Para se atingir estes objetivos é fundamental colocar em diálogo os investigadores e a sociedade, dos atores económicos aos decisores políticos. O presente seminário, realizado no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, pretende precisamente reunir e disseminar a investigação de excelência sobre Alterações Climáticas produzida pelas unidades de investigação nacionais.

O evento, coorganizado por Ciências ULisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, integra mesas redondas abrangendo tópicos tão diversos como a modelação climática e os impactos sectoriais (ecossistemas, economia, decisão política global e local). Decorre no Grande Auditório de Ciências ULisboa, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020.

Para além do debate nas sessões temáticas, a participação no evento está aberta a toda a comunidade científica que poderá apresentar os resultados da sua investigação sob a forma de póster. Pode consultar aqui a lista de posters aceites no Encontro.

O programa pode ser consultado aqui

Assista através do do canal Youtube aos dois dias do encontro:
Dia 17 ver aqui.
Dia 18 ver aqui.

Fotografias do evento disponíveis aqui.

Informações úteis: Sugestões de almoço | Wifi: Utilizador: eniac2020@fc.ul.ptPalavra-passe: Ciencias20

Inscrições encerradas. (O acesso ao evento só será permitido às pessoas que fizeram a inscrição.)

Logótipos: FCUL, IDL e CML

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Daniela Araújo e Mauro Nascimento (Museu de Lisboa | EGEAC).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.

Fotografia de plantas

Pre-proposals submission until 30 November 2021, 15:00 CET(local time in Brussels).

O evento tem como tema central o "Conhecimento ao serviço das áreas classificadas" e marca o seu regresso ao formato presencial, mas com a possibilidade de participação online!