FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab - Concurso Internacional de Comunicação de Ciência. No próximo dia 17 de fevereiro, mais de uma dezena de jovens estudantes e cientistas sobe ao palco do Grande Auditório da FCUL para lutar por um lugar na semifinal nacional do evento.

Pode ser apenas o primeiro passo para um percurso que passará pelo Pavilhão do Conhecimento (semifinal nacional), pelo Coliseu dos Recreios (final nacional) e só terminará no Cheltenham Science Festival (final internacional).

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência em que os concorrentes têm três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico à sua escolha, sem recorrer a qualquer suporte multimédia.

A entrada para a eliminatória regional é livre, mas o registo é necessário.

Dia Internacional em Ciências

Vem saber mais sobre Programas de mobilidade e participar em atividades de carácter intercultural.

Por Nicolas Van Goethem (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ciclo de Palestras do GAPsi "Como me preparar para o mercado de trabalho?"

Esta palestra tem por objetivo preparar-te para as várias etapas de procura de emprego: a elaboração do CV, cartas de motivação e entrevistas de emprego. O que deves conhecer sobre ti próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Tandem

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Ciências vai organizar o 2.º Encontro Tandem!

The Nobel Prize in Physics 2018

Por José Manuel Rebordão.

From the Press release
“… for groundbreaking inventions in the field of laser physics”.

Por Luís Matias (Instituto Dom Luiz).

Rebeca Maria Cantos de Atouguia defende a dissertação "Plataforma de Indicadores Académicos".

Venha passear por um campus solar e pelos telhados da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a maior central fotovoltaica universitária de Lisboa.

O que são sismos? E tsunamis? Todos estes fenómenos são o resultado à superfície da Terra do seu grande dinamismo interior. Vem aprender como é constituído e como funciona o nosso planeta, com experiências divertidas.

Venha dar uma volta ao mundo com o Instituto Dom Luiz.

Caraíbas, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Indonésia são alguns dos pontos de paragem. Nesta série de palestras, os nossos investigadores trazem-lhe histórias de 5 expedições científicas:

Por Claudia Bank (IGC - Instituto Gulbenkian de Ciência).

Ana Sofia Quintino defende a dissertação "Efeitos demográficos e económicos das migrações em Portugal: o caso da Segurança Social".

Por Kai-Feng Chen (National Taiwan University).

Miguel Guerreiro de Melo defende a dissertação "Realidade aumentada móvel combinada com mapas".

Evento de entrada livre, mediante inscrição prévia (hrace3c@ciencias.ulisboa.pt / tm: 910 620 424).

Após a formação, pretende-se realizar uma ação de voluntariado de podas na HRA que decorrerá dia 23 de tarde e dia 24 de novembro.

Alexander José Pereira Fernandes defende a dissertação "Soluções para Alinhamento em Realidade Aumentada Móvel".

Noites no Observatório | Semana da Ciência e da Tecnologia 2018 - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Por Alexandre Cabral (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Iniciativa no âmbito do Projeto LIFE Imperial “Conservação da Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal”, desenvolvido em parceria com Ciências ULisboa.

Pedro Miguel Silva Ferraz Caldeira defende a dissertação "Autoria de Ambientes Virtuais Realistas através de Imagens para Treino Cognitivo".

Aiming at closing the gap between academia and industry, CFTC is launching the CFTC-Industry Initiative. This initiative consists of a series of events, bringing professionals from business sector to CFTC to tell us about their work and open challenges.

Contribuição para a construção de uma infraestrutura sólida de medições químicas, numa ação a decorrer nos dias 26 e 27 de novembro de 2018.

Rita Vaz Moura defende a dissertação "Markov-Switching: Value-at-Risk e Expected Shortfall Aplicado aos Índices PSI20 e DAX30".

Congresso "Ciência, Cultura e Turismo Sustentável"

Inserido nas celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável 2017 e do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o congresso pretende lançar olhares cruzados sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sus

Diogo João Ribeiro Branco defende a dissertação "Designing Free-living Quantitative Reports for Parkinson´s".

Sessão de esclarecimento/formação por Luís Miguel Nunes Corujo, Arquivista (Ciências ULisboa).