Como funciona o Famelab?

Marta Cunha, uma das concorrentes da edição de 2018.

O FameLab é um dos maiores concursos de comunicação de ciência do mundo e procura projetar novos rostos da comunicação de ciência. É aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. O desafio passa por apresentar um tópico científico perante uma audiência, em apenas 3 minutos, de uma forma atraente e informativa, sem o recurso a audiovisuais. O principal objetivo do FameLab é encontrar e formar bons comunicadores de ciência que poderão fomentar o interesse pela ciência e levar mais jovens a envolverem-se em carreiras científicas.

O concurso foi criado em 2005 pelos Cheltenham Festivals, no Reino Unido e está actualmente presente em mais de 30 países de todo o mundo. Em Portugal é organizado pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica. Na edição deste ano, pela segunda vez, Ciências ULisboa é parceira na seleção de candidatos e na organização de uma eliminitória regional. 

 

Fases do concurso

1. Seleção a partir de vídeo

Os concorrentes enviam o registo em vídeo da sua comunicação, com um máximo de 3 minutos de duração. A qualidade do vídeo não é um critério de seleção. O importante é que as apresentações sejam dinâmicas, cientificamente correctas e muito claras. As melhores serão selecionadas para a semifinal. Vale a pena ver as dicas dos júris consultores de edições anteriores do concurso.
 

2. Eliminatória regional Ciências ULisboa

Os candidatos selecionados apresentam as suas comunicações pela primeira vez na Eliminatória Regional, num evento aberto ao público em que serão avaliados por um júri. Os melhores (máximo 3) serão selecionados pelo júri para uma das duas semifinais nacionais. 
 

3. Semi-finais nacionais

Os concorrentes selecionados apresentam novamente a sua comunicação ao vivo, perante um júri, que escolherá os finalistas nas semifinais nacionais. Os selecionados para a grande final nacional garantem presença numa masterclass em comunicação de ciência, a realizar antes da final.
 

4. Masterclass

Os finalistas frequentarão uma masterclass sobre comunicação de ciência, conduzida por um especialista nomeado pelo Cheltenham Science Festival.
 

5. Final nacional

Em maio, os finalistas (máximo de 12) apresentarão a sua comunicação na final nacional, aberta ao público, e perante um júri, que selecionará o grande vencedor nacional. O júri selecionará ainda os 2.º e 3.º classificados e o público também escolherá o seu candidato preferido. 
 

6. Final Internacional

As semifinais e a final internacional do Famelab ocorrem durante o Cheltenham Festival, no Reino Unido, com a presença do candidato português que ficar em primeiro lugar na seleção do júri, e com a presença de todos os vencedores da final dos 30 países participantes.

 

Datas importantes:

Candidaturas à eliminatória regional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa do FameLab Portugal

Eliminatória regional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (reservar bilhete)

Semifinalis nacionais

Masterclass de comunicação de ciência

Final nacional do concurso Famelab Portugal

Semifinais e final internacional no Cheltenham Festival, Reino Unido. 

 

Saber mais: Como concorrer? | Regulamento Famelab 2019 Eliminatória Regional FCUL 2018Site oficial do Famelab Portugal | Facebook oficial do Famelab Portugal