Seminário de Lógica Matemática

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Reinhard Kahle
CMA & DM, FCT, Universidade Nova de Lisboa

Abstract: In the foundations of mathematics, David Hilbert's name is associated, i.a., with the programmatic idea to carry out consistency proofs for formalized mathematical theories. It is well-known that Gödel's Incompleteness Theorems set limits to this programme which can only be exceeded by transcending the finitistic standpoint which was advocated by Hilbert for the time being. In our talk we relate this narrower Hilbert Programm with his original, much wider mathematico-philosophical concerns. We are able to identify a Larger Hilbert Programme which was successful from the beginning of proof theory till this day; these successes justify outright the philosophical status of mathematical logic as foundational base of mathematics.

This talk is dedicated to the memory of Amílcar Sernadas, 1952-2017, who expressed a great admiration for Hilbert and whose work fits squarely in Hilbert's Larger Programme.

This seminar is supported by National Funding from FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the project: UID/MAT/04561/2013.

CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

O que a arte e a ciência têm em comum? Aparentemente, muito pouco. No entanto, a criação artística e a investigação científica são muito semelhantes. Começamos então pelo princípio: criar infiltrações da arte na ciência e da ciência na arte através do movimento.

Carlos Herdeiro
Universidade de Aveiro

O primeiro dos workshops ScienceIN2Business é precisamente sobre Empreendedorismo e tem lugar já no próximo dia 22 de fevereiro!

Apresentação pela PSP, em inglês, dedicada a alunos estrangeiros a estudar em Ciências, aberta a todos os alunos/trabalhadores.

2.ª edição dos workshops de capacitação em empreendedorismo do ScienceIN2Business!

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Por Generosa Teixeira (Assistant Professor, NHS Group).

Carlos N. Rautenberg
Humboldt Universität zu Berlin

Hugo Silva
Business and Project Development Manager
Enercoutim – Alcoutim Solar Energy Association

Luisa Fiorot
Universidade de Pádua

António Fernandes
Instituto Superior Técnico

INOC is the conference of the European Network Optimization Group (ENOG), a working group of EURO.

Exposição que resulta da parceria entre o Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência e o artista gráfico Edgar Ascensão e que propõe, pela primeira vez na história, cruzar o olhar único da arte com as grandes conquistas da ciência.

A Cicloficina tem como objetivo ajudar os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano.

Para que serve um doutoramento em física de partículas?

Apresentação por Cristina Branquinho (Ce3C, FCUL), com introdução por Elena Casetta (CFCUL, Un

Sergio Chozas Vinuesa
Post-Doc Researcher (ESFE Group)

As inscrições para os cursos SDI Open Water NMC 2017 iniciam-se no dia 06 de fevereiro de 2017.

Open Water Diver é o primeiro passo a dar para começar a mergulhar.

This three-day short course (6-8 March 2017) will be on Reinsurance, lectured by Hansjoerg Albrecher (University of Lausanne) and

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Comunicação de Olga Pombo, no âmbito do Encontro Adoção do Sistema Métrico e a Metrologia Legal em Portugal, promovido pelo Museu de Metrologia do Instituto Português da Qual

Candidaturas online de 27 de janeiro a 12 de fevereiro de 2017.

Uma exposição da ULisboa dirigida aos estudantes pré-universitários, e público em geral, mostrando-lhes o que de melhor se faz dentro da Universidade, a decorrer de 08 a 11 de março de 2017.