Seminário de Lógica Matemática

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Reinhard Kahle
CMA & DM, FCT, Universidade Nova de Lisboa

Abstract: In the foundations of mathematics, David Hilbert's name is associated, i.a., with the programmatic idea to carry out consistency proofs for formalized mathematical theories. It is well-known that Gödel's Incompleteness Theorems set limits to this programme which can only be exceeded by transcending the finitistic standpoint which was advocated by Hilbert for the time being. In our talk we relate this narrower Hilbert Programm with his original, much wider mathematico-philosophical concerns. We are able to identify a Larger Hilbert Programme which was successful from the beginning of proof theory till this day; these successes justify outright the philosophical status of mathematical logic as foundational base of mathematics.

This talk is dedicated to the memory of Amílcar Sernadas, 1952-2017, who expressed a great admiration for Hilbert and whose work fits squarely in Hilbert's Larger Programme.

This seminar is supported by National Funding from FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the project: UID/MAT/04561/2013.

CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Estudantes de Ciências elaboram respostas para os desafios de saúde europeus - ler notícia.

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Este workshop é uma oportunidade para que possas explorar os teus interesses vocacionais.

BIODECON é um projeto de investigação da FCUL que pretende, entre outros objetivos, saber o que o público em geral pensa a respeito da natureza, conservação e ambiente.

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Hernâni Filipe Pereira de Abreu defende a dissertação "Eficiência e Efeitos Térmicos de um Laser de Microchip".

Por Laurentiu Leustean (University of Bucharest and Simion Stoilow Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Por Pedro Machado (Investigador do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

A sessão contará com apresentações de Miguel Tavares da Silva (IST), Paulo Fernandes (IST), Mónica Oliveira (IST) e Vera Moniz-Pereira (FMH).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

Por Simão Herdade (Yahoo, São Francisco, EUA).

The Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans) is a coordinating platform, established in 2011, open to all EU Member States and Associated Countries.

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N