Intraempreendedorismo: o caminho para o futuro do trabalho

Salão Nobre, Universidade de Lisboa
HEI4Future, sobre um fundo branco

O objetivo deste workshop-piloto, dirigido aos funcionários técnicos e administrativos das várias Escolas e Institutos da ULisboa, será aproximá-los do conceito de intraempreendedorismo nas organizações e relacioná-lo com o futuro do trabalho. De que forma ambos os conceitos estão interligados e contribuem para a mudança essencial no seio das organizações para culturas mais orientadas para a inovação e que acompanhem as disrupções constantes a que estamos expostos.

Para além da abordagem teórica aos conceitos e sua interdependência, o workshop proporcionará, também, tempo aos formandos para refletirem sobre os seus contextos de trabalho e através de ferramentas dedicadas pensar ações concretas que possam ser implementadas no seu contexto profissional.

São objetivos da formação apresentar os conceitos de intraempreendedorismo e do futuro do trabalho, interrelacioná-los e proporcionar tempo para reflexão e desenho de ações concretas que possam ser implementadas no contexto profissional de cada um dos formandos.

Formadora: Rita Tomé Rocha é a Coordenadora da Área de Inovação e Empreendedorismo e da incubadora Tec Labs na Faculdade de Ciências da ULisboa, onde trabalha há quase 10 anos. Fez a sua licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e exerceu nessa área durante 5 anos, sobretudo na área de jornalismo financeiro e económico em programas de televisão emitidos na RTP, SIC Notícias e TVI24. Anos mais tarde e já a trabalhar no Tec Labs, concluiu o seu mestrado em Gestão Aplicada no ISCTE e aprofundou a sua paixão pelas áreas de estratégia e inovação.

No dia-a-dia apoia empreendedores e investigadores em áreas científicas e tecnológicas a fazer chegar as suas soluções inovadoras ao mercado e a ter impacto social, ambiental e económico, e aproxima dos alunos de Ciências envolvidos nas disciplinas formais de Empreendedorismo e Inovação temas como criatividade, inovação, design thinking, empreendedorismo, comunicação e marketing.

Workshop no âmbito do projeto europeu HEI4Future.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Diogo Roque.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).