Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).
É comum pensarmos que conhecemos o nosso Universo. Termos como buracos negros, anos-luz e galáxias, passaram a ser familiares no nosso dia-a-dia. Contudo, isto não significa que compreendemos a sua verdadeira dimensão.
As escalas e os tamanhos do Universo escapam à imaginação dos seres humanos, incluindo às pessoas que trabalham na Astronomia! Junte-se a nós numa viagem desde o nosso planeta até aos confins do Universo e da compreensão humana, porque a realidade é sempre mais incrível que a ficção.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Nota Biográfica: Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo.
Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
O Fernando gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.