Noites no Observatório

O Universo para além da imaginação

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
IA

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

É comum pensarmos que conhecemos o nosso Universo. Termos como buracos negros, anos-luz e galáxias, passaram a ser familiares no nosso dia-a-dia. Contudo, isto não significa que compreendemos a sua verdadeira dimensão.

As escalas e os tamanhos do Universo escapam à imaginação dos seres humanos, incluindo às pessoas que trabalham na Astronomia! Junte-se a nós numa viagem desde o nosso planeta até aos confins do Universo e da compreensão humana, porque a realidade é sempre mais incrível que a ficção.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Nota Biográfica: Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo.

Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

O Fernando gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Formação sobre gestão da ansiedade - inscrições a decorrer!

As sessões são online e realizam-se nos dias 01, 22 e 29 de outubro, 05 e 12 de novembro.

Título e data do evento, acompanhados do logótipo do cE3c e de uma fotografia de um morcego

O evento realiza-se online, via Zoom, nas tardes dos dias 1 e 2 de outubro de 2020.

Por Luís Pereira (Instituto Superior Técnico).

O Departamento de Informática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Química e Bioquímica promove sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Estatística e Investigação Operacional promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

O Departamento de Matemática promove duas sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

The Lisbon Circle will kick off this term. The reading group will meet fortnightly, on Wednesdays, from 14:00 to 16:00.

The reading for this term will be Ted Sider’s “The Tools of Metaphysics and the Metaphysics of Science”.

O Departamento de Geologia promove uma sessão de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

• Licenciatura em Geologia: anfiteatro 3.2.14 (edifício C3) | 17h00

O Departamento de Física promove três sessões de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021:

Fotografia de Alunos de Ciências

A sessão de boas-vindas irá decorrer na sexta-feira, dia 09 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2. Contará com a presença de Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

A melhor Ciência faz-se em CIÊNCIAS!

An opportunity for faculty researchers to share their work with the in and out community. Spark your curiosity and your imagination.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.