Apresentação do programa educativo

O MARE vai à escola

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente tem o prazer de convidar professores e educadores a conhecerem o seu programa educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, com atividades disponíveis para todos os graus de escolaridade.

Este ano, teremos disponíveis quatro workshops no âmbito da temática "O método científico na sala de aula: abordagem em ciências experimentais".

Partindo de uma questão-problema, utilizaremos o método científico e atividades práticas que nos ajudarão a chegar às respostas às seguintes questões:

1. Qual destas é uma espécie exótica?
  2. Que relação há entre as comunidades de fitoplâncton e o consumo de bivalves?
  3. O que diferencia um tubarão de um carapau? Quantos peixes existem num lago?
  4. Como avaliar a qualidade ecológica dos rios?

• 17:00 - Receção
  • 17:15 - Sessão de boas-vindas
  • 17:30 - Apresentação do programa educativo “O MARE vai à escola”
  • 17:45 - Apresentação do projeto “SHARK ATTRACT”
  • 18:00 - Coffee Break
  • 18:30 - Workshops (duração de uma hora)

As inscrições estão abertas até 13 de novembro de 2018 e são limitadas.

Esperamos por si!​

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.