![1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras Logótipo da iniciativa, sobre um fundo verde](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/semana-nacional-especies-invasoras-2020_1.png?itok=oTBl7yd7)
Com a participação de Cristina Máguas, investigadora, Coordenadora do cE3c (Ciências ULisboa), Miguel Prado, engenheiro, CEO da empresa agrícola Sousa Prado & Filhos e Florian Ulm, investigador do cE3c (Ciências ULisboa).
Emitido online, via streaming, em https://youtu.be/xlYb7Q2zxgY.
Muitos ecossistemas em todo o mundo estão sob pressão crescente de espécies de plantas exóticas invasoras (EPI), e ainda que existam várias políticas internacionais, diretrizes, bem como programas de erradicação em vigor, parece que a propagação das EPI é difícil de prevenir.
O objetivo desta mesa-redonda é o de apresentar e discutir algumas medidas inovadoras na utilização da biomassa para a produção de biocombustíveis, pellets de madeira ou para a recuperação de solo para uso agrícola. No entanto, tem de haver fortes regulamentos e diretrizes bem elaboradas, para evitar a disseminação e uso indevido das EPI, bem como uma salvaguarda para evitar que as partes interessadas vejam as EPI como uma cultura comercial.