Discover the infinitely small

Sessão especial de celebração dos 25 anos da experiência ATLAS do CERN e da carreira da Prof.ª Amélia Maio (FCUL)

Lisboa, Braga e Coimbra

Nos próximos dia 16, 17 e 18 de outubro, terão lugar as comemorações dos 25 anos da experiência ATLAS do CERN. O programa consistirá de eventos em Lisboa, Coimbra e Braga, onde existem diferentes secções do grupo de investigação português que colabora nesta experiência.

Em Lisboa, a 16 de outubro, a comemoração incluirá uma sessão pública de divulgação, com uma palestra sobre a motivação e os triunfos do LHC pelo Prof. Peter Jenni, investigador do CERN e antigo líder da colaboração ATLAS. Para a tarde desse dia será celebrada a carreira da Prof.ª Amélia Maio (FCUL), que iniciou a participação portuguesa na colaboração ATLAS, contando com a presença de convidados e colegas, e tendo como oradores convidados o Prof. Peter Jenni e a Dra. Ana Henriques, investigadora do CERN que coordenou o projeto TileCal em ATLAS.

Em Braga e em Coimbra, respetivamente nos dias 17 e 18 de outubro, o Prof. Marzio Nessi, investigador do CERN e professor na Universidade de Genebra dará uma palestra de divulgação científica sobre o tema da física de partículas explorada durante os 25 anos da experiência ATLAS.

Estudantes, professores, e a comunidade académica em geral são calorosamente convidados a participar nestes eventos, inscrevendo-se na página do evento.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

Por Pedro Miranda (FCUL).

A iniciativa pretende perpetuar a fluidez do conhecimento na comunidade da Faculdade de Ciências, bem como reter o interesse dos alunos nos eventos de divulgação científica.

Por Jafar Adibi (Talkdesk - Head of Data Science and AI).

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

Por Muhammad Ali Khan (FCUP).

Por Pedro Moura (CMAF-CIO, Ciências – ULisboa).

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

Por Alice Soares (Scientific Officer, Data Processing and Forecasting Systems, Weather and Disaster Risk Reduction Services Department, World Meteorological Organization).

A Jerónimo Martins estará presente na FCUL com o evento “Kick Start Your Morning, Kick Start Your Future”.

Apply now for activities assisting start-ups and SMEs.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Por Daniel Barlet (Inst. Élie Cartan, Lorraine).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Sessão dirigida aos alunos finalistas de qualquer ciclo de estudos da FCUL.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Por Paulo Amorim (Instituto de Matemática - Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As provas, requeridas por Filipe Medeiros Rosas, decorrem nos dias 08 e 09 de março de 2018.

A Comissão Europeia lançou recentemente uma série de consultas públicas, agregadas por áreas políticas, para a preparação do próximo orçamento europeu a longo prazo, pós-2020 (MFF).