Discover the infinitely small

Sessão especial de celebração dos 25 anos da experiência ATLAS do CERN e da carreira da Prof.ª Amélia Maio (FCUL)

Lisboa, Braga e Coimbra

Nos próximos dia 16, 17 e 18 de outubro, terão lugar as comemorações dos 25 anos da experiência ATLAS do CERN. O programa consistirá de eventos em Lisboa, Coimbra e Braga, onde existem diferentes secções do grupo de investigação português que colabora nesta experiência.

Em Lisboa, a 16 de outubro, a comemoração incluirá uma sessão pública de divulgação, com uma palestra sobre a motivação e os triunfos do LHC pelo Prof. Peter Jenni, investigador do CERN e antigo líder da colaboração ATLAS. Para a tarde desse dia será celebrada a carreira da Prof.ª Amélia Maio (FCUL), que iniciou a participação portuguesa na colaboração ATLAS, contando com a presença de convidados e colegas, e tendo como oradores convidados o Prof. Peter Jenni e a Dra. Ana Henriques, investigadora do CERN que coordenou o projeto TileCal em ATLAS.

Em Braga e em Coimbra, respetivamente nos dias 17 e 18 de outubro, o Prof. Marzio Nessi, investigador do CERN e professor na Universidade de Genebra dará uma palestra de divulgação científica sobre o tema da física de partículas explorada durante os 25 anos da experiência ATLAS.

Estudantes, professores, e a comunidade académica em geral são calorosamente convidados a participar nestes eventos, inscrevendo-se na página do evento.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa).

Inês da Silva Pinto Campos defende a dissertação "Trigonometria: encantos e recantos de uma abordagem didática".

Raquel Maria Vicente Filipe defende a dissertação "Coupled Wiener processes: from single to collective dynamics of active particles".

Joana Correia Pinto defende a dissertação "Desenvolvimento Aplicacional CRM em Modelo Cloud".

Por Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine, UK / Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).

Por Nuno Peres (Universidade do Minho).

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo?

Ana Rita da Silva Ferreira defende a dissertação “Otimização dos serviços de cuidados de saúde: planeamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos".

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Por Nuno M. Pedroso (Post-doc researcher CENA/São Paulo University and cE3c collaborator - Conservation Ecology group).

Por Henrique Leitão e Joaquim Alves Gaspar (FCUL).

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

Por Imme Van Den Berg (Universidade de Évora).

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, do Coro da Universidade de Lisboa, do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Coro Essence Voices.

Por César Rodrigo (Academia Militar, CMAF-CIO, CINAMIL).

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Criado no seguimento do ciclo de oficinas Leguminosas no Ponto!, este livro  representa o culminar de um ano de consciencialização coordenado pelo MUHNAC-ULisboa para os benefícios e potencialidades das leguminosas secas em Portugal e no mundo.

André Lourenço Gonçalves defende a dissertação "Inclusion of biology in treatment planning for proton therapy".

Marta Carrilho defende a dissertação "Development of an Exoskeleton Model in a Neurorehabilitation Perspective".

Por Bruno Sousa (University of Cincinnati).

Catarina Pereira Rodrigues da Venda defende a dissertação “Análise da presença de variáveis mediadoras”.

Por Jean-Éric Pin (Institut de Recherche en Informatique Fondamentale, CNRS et University Paris-Diderot).