Projeto Reboot: Exposição e Documentário

Museu de Lisboa / Cantina Velha da Universidade de Lisboa

O Projeto Reboot convida à desconstrução do sistema alimentar com uma Exposição e um Documentário gratuitos.

O Reboot, uma organização sem fins lucrativos composta por 26 jovens voluntários, apresenta-se neste verão focado em desconstruir a nossa alimentação com dois grandes projetos a não perder:

Banner das atividades

Na Exposição "Do Prato à Terra", todos os seus sentidos serão amplificados. Esta é uma experiência imersiva e interativa que promete desconstruir preconceitos e debater as várias etapas da indústria alimentar nacional. Poderá ser visitada na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, de 18 de julho a 31 de agosto, com entrada gratuita. É direcionada a todas as idades e assegura uma versão em braile. Para o dia da inauguração (18 de julho), o Reboot preparou uma tarde com música ao vivo e um momento de coffee-break e networking entre as 18h30 e as 22h00, com entrada gratuita.

No Documentário “Sustento: Realidade Insaciável”, é exposta a ineficiência da cadeia de aprovisionamento nacional, quantificado o problema do desperdício alimentar por esta gerado e realçada a importância de todas as soluções que lhe procurem dar um fim. Este retrato é feito em 7 vozes ligadas à sustentabilidade e à indústria alimentar: Paulo Dias (Hortocambaia); Isabel Soares (Fruta Feia); Anna Masiello; Marta Pereira (Refood São Sebastião); Catarina Barreiros (Do Zero); Carina Dias (Too Good To Go); Paula Policarpo (Zero Desperdício). A estreia será marcada por um grande evento a 16 de julho, no Palácio Pimenta (Museu de Lisboa), Campo Grande, repleto de animações como atividades lúdico-educativas para toda a família, música ao vivo e tertúlia com os participantes do documentário.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Mar

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura), por  João Noronha Gamito Trigo de Sousa.

Fotografia do stand da Imprensa da ULisboa

A 95.ª Feira do Livro de Lisboa decorre de 04 a 22 de junho.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Seminário de Lógica Matemática, por Duarte Maia (University of Chicago).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Fotografia de alimentos

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe - apply until 26 May!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Páginas