Talks@DI

Technology and Education for all: Enhancing learning experiences through Tangible User Interfaces for young children with mixed visual-abilities

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: Ana Pires.

Abstract: In this talk, I will briefly present a series of technological screen-based games (graphical user interfaces) we have created to foster cognitive abilities and enhance learning experiences in young children. Then, I will present our work on tangible user interfaces (integrating visual, auditory and tactile sensory information) for young children. Such interfaces allow children to manipulate and operate concrete material which simplifies and strengthens deeper learning of abstract concepts. The integration of multiple and coherent sensorial information also reinforces such learning. This is particularly relevant for children with visual impairments as such interfaces support diverse multimodal sensory information. In this line, we have created two tangible interfaces focused on young children with visual impairments, to train mathematics and, programming concepts. Finally, considering the moment we are now living (being at home permanently), online education is key to support children’s learning. This could be an opportunity or marginalization for children with visual impairments and I will highlight some issues on online learning for children with visual impairments.

Bio: I am a cognitive psychologist with experience in Human-Computer Interaction (HCI). I hold a PhD in Psychology from the Universidad Autonoma de Barcelona, Spain. Currently, I am an integrated researcher and a PostDoc at LASIGE, Faculty of Science, University of Lisboa. Previously, I was Assistant Professor at the Faculty of Psychology and at the Faculty of Information and Communication, Universidad de La Republica, Uruguay. Earlier, I was a PostDoc Researcher in Ceibal Foundation (Uruguay), member of the One Laptop Per Child program, in collaboration with ONP Cognition Matters & Karolinska Institutet (Sweden). Finally, I am still co-PI of the Line of Research “Perception and Interaction” at the Basic Research Center in Psychology at the Universidad de la Republica, Uruguay.

Transmissão em direto disponível aqui.

14h00
Departamento de Informática
Rui Agostinho, Ana Catarina Monteiro e João Duarte

12 de dezembro: uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Representação de navios do tempo dos Descobrimentos

Concerto pela Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL).

Com uma introdução teórica, uma parte prática e ainda um kit de produção de cogumelos incluído na inscrição, os participantes terão a oportunidade de aprender e fazer!

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Masterclass online em duas tardes (15 e 16 de dezembro), útil para todos os envolvidos em Agroecologia: agricultores, académicos, investigadores, consultores, decisores políticos, estudantes...

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Luís Bonifácio (Investigador, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV).

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Dinis (Universidade de Évora and CIMA - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. GoLP - Group of Lasers and Plasmas - Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por José Ferreira (Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro and Centre for Research and Development in Mathematics and Applications - CIDMA).

RSS Meetup, por Tiago Ferreira (UCL).

Título "19 Escolas / Ajudas" e conjunto de luzes de Natal

Entre 09 e 19 de dezembro, a Universidade de Lisboa promove a Campanha de Natal Solidária em apoio à Associação SOL, que presta cuidados a crianças e jovens que vivem com VIH/SIDA.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.