Encontros Scientia

The added value of the eLTER site network and community to upscale restoration in Europe

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão online)
Título do evento e fotografia da oradora, sobre um mapa da Europa

Por Bruna Reis (cE3c - Ecology of Environmental Change).

The long-term knowledge on ecosystems structure and functions gathered within LTER could be useful in scaling up ecosystem restoration to achieve global targets in the UN Decade on Ecosystem Restoration. In this research we aim to present the state of art of ecological restoration within the eLTER network and the relevance of long-term ecological knowledge to ecosystem restoration.

We have gathered information about experts and projects carried out at eLTER sites and the details of restoration projects through an online questionnaire. We identified 42 restoration projects from 18 countries in Europe. Most of the projects aimed to restore grasslands, forest & woodlands and freshwater ecosystems. A wide range of techniques to restore habitats was applied. Long-term monitoring was performed in 78% of the projects, and it was mostly based on vegetation indicators. Restoration success was rated higher in the long-term than in the short-term. A lack of standardization in the frequency, length and indicators used in the monitoring and evaluation was identified. Costs were not documented in 76% of the projects, and EU and private financing is still low. More than 75% of projects used infrastructure, expert knowledge, or data from eLTER sites. This overview revealed that ecological restoration takes time and requires long-term research and standardization. To tackle these issues, eLTER network offers services through its infrastructure, gathered long-term data sets, diversity of expertise and strategies that could help upscaling restoration in Europe. We also argue that extra finances from EU and private sector are needed to achieve larger-scale restoration.


Transmissão via Zoom (pw: 146271).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Skapinakis (Universität Tübingen / NOVA FCT).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Agatha Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

Título do evento e representação de planta

Os encontros, promovidos no âmbito da colaboração entre CIÊNCIAS, ISCAL, Universidade de Évora e outras entidades parceiras, visa promover o diálogo entre a academia, o território e a sociedade civil em torno de temas como a ética na gestão, a responsabilidade social, a inovação sustentável e o desenvolvimento regional.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Páginas