Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

O curso da Lua e os Dias Críticos

Sala 8.2.03, Ciências ULisboa

Por Angélica Ferroni (PPGHIS - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).

No início da modernidade, a astrologia associava-se ao pensar e ao fazer médico. O uso instrumental de técnicas astrológicas pode ser observado em diferentes etapas da prática médica: diagnóstico, prognóstico e terapêutica. Esta apresentação abordará o uso prognóstico dos Dias Críticos e sua relação com o conhecimento astrológico, baseando-se em documentos médicos portugueses do século XVI.

Sobre a oradora: Angélica Ferroni é doutoranda em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em estágio de pesquisa no Departamento de História do ISCTE - IUL, com a investigação sobre a relação entre astrologia e medicina em Portugal nos séculos XVI e XVII, a partir de obras médicas e manuais de práticas e ofícios. Membro da Academia Celeste, grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, que estuda a história da astrologia e suas repercussões no campo das ciências humanas, e do The Astra Project, que investiga a história das doutrinas, técnicas e práticas da astrologia ocidental, vinculado ao CIUHCT da Universidade de Lisboa.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Ser Cientista 2024

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.