Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil. Samples from those matrices can provide a record for such changes across a given length of time and / or space. Also, ecological and physiological processes often reflect on stable isotope ratios, again setting a record in plant, animal or other living tissues. Many such processes will establish typical “isotopic signatures” which can allow for a geographical discrimination of the origin (or growth) of a given living tissue; at the same time, the time scales involved in establishing those isotopic markers will depend upon metabolic turnover time of a given isotope, residence time of a given organism or cycling time in the ecosystem. For those, and other, reasons, stable isotopes ratios are widely used in diverse ecological areas of research, integrating multidisciplinary approaches together with biochemistry, molecular biology, physiology geochemistry and climate sciences.
Stable isotopes in Ecology and Environment: a tool to integrate scales and complexity
Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?
Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.
The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.
Seminário de Geometria e Física, por Alejandro Calleja (Univ. Complutense, Madrid).
Seminário de Tese (Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais), por Friederike Peiffer.
Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Ângelo (Universidade de Lisboa - LASIGE).
A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC
Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.
Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).
Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.
Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.
Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.
Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).
Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.
An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.
Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.
Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!
O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.
Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.
O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.
O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 05 de fevereiro
O curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica - candidaturas a decorrer.
A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.
Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.